Departamento de Obras e Serviços Urbanos de Saudades alerta sobre o descarte irregular de lixo

O Departamento de Obras e Serviços Urbanos (DOSU) de Saudades, alerta sobre a importância do descarte correto de lixo. O Governo Municipal, implementou a utilização de contêineres e veem anualmente adquirindo novos, ampliando os pontos de coleta, visando constantemente melhorar o serviço para os munícipes, alinhado a padronização das lixeiras na área urbana. No entanto, cenas como essas das imagens, infelizmente, têm sido corriqueiras no município, ao invés do descarte ocorrer dentro dos containers, tem sido lançado diretamente no solo.

O descarte incorreto do lixo, polui o solo, água e ar. Também, pode ocasionar em outros problemas como doenças, deslizamentos de terra, enchestes e outros. Ações contra o Meio Ambiente, é crime (Lei n.º 9.605/98), além de atentar contra a Lei municipal, n°1.618/2005 em seu Art. 11, sendo:

“É proibido lançar nas vias públicas, nos terrenos sem edificações ou nas várzeas, lixo de qualquer origem, entulhos, cadáveres de animais, fragmentos pontiagudos ou qualquer material que possa causar incômodo a população ou prejudicar a estética da cidade, bem como queimar, dentro do perímetro urbano, qualquer substância nociva à população”.

O DOSU, reforça que os pontos de coleta estão sendo monitorados e os infratores poderão ser judicialmente notificados. Descarte corretamente o seu lixo, agende com o departamento pelo contato, (49) 3334–3640.

Para denúncias de descarte irregular de lixo, Disque Sujão: (49) 98809-1468.

Município de Saudades-SC. O Amanhã Está Aqui!