GOVERNO MUNICIPAL DE SAUDADES-SC INAUGURA A REVITALIZAÇÃO DA PONTE COLOMBO SALLES

Ocorreu ontem (27) a solenidade de inauguração da revitalização da Ponte Colombo Salles. O ato contou com a participação do prefeito Maciel Schneider, vice prefeito Marcos Roberto Hoss (Galego), vereadores, Cleiton Rafael Knorst, Clério Antônio dos Santos (Mussum), Clairton Lauxen (Xirú) e Alfeu Schuh.

Contou ainda com a presença do Sr. Arno Affonso Schwendler: Ex-Prefeito do Município de Saudades, representando todas as autoridades que contribuíram com a construção da ponte no ano de 1973. Bem como, dos assessores e secretários municipais: Márcio Otair Hart: Assessor Geral de Planejamento e Gestão Administrativa, Gisela Ivani Herman: Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Darci Pedro Thome: Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Claucineide Freitag Schmitz: Secretária de Assistência Social, Edirley Gerhardt: Secretário de Infraestrutura, Auliane Dona Groth Hackenhaar: Secretária de Saúde, Marcos Mahle: Assessor de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, Luiz Fernando Kreuz: Assessor Jurídico, Cleverson Luiz Schuh: Assessor de Gabinete, Alexsander Thomé: representando a equipe técnica responsável pela obra e Ederson Sulzbach: representando os colaboradores do município e terceirizados que contribuíram na execução desta obra.

HISTÓRICO

Inicialmente existia uma travessia, conhecida como “ponte baixa”. Em 1964 iniciou-se a construção de uma ponte em madeira, a qual perdurou pelo período de dez anos. Já danificada, construiu-se uma ponte provisória, onde hoje está localizada a Ponte Pênsil (pinguela), a qual acabou sendo levada pela enchente.

Em 1973, no mandato do Prefeito Sr. Arno Affonso Schwendler, iniciou-se a construção da primeira ponte em concreto, inaugurada em 1974 e nomeada como Ponte Colombo Salles em homenagem ao Governador na época Sr. Colombo Machado Salles.

No dia 14 de julho de 2015, o Vale da Hospitalidade passou por mais uma inundação, trazendo prejuízos e destruindo parcialmente a ponte, que após o ocorrido ficou abandonada por anos pelo poder público.

Após 7 anos de espera, a Administração Municipal atual, logo no início do governo, solicitou ao departamento de engenharia do município a elaboração de um projeto arquitetônico para a revitalização da ponte, que abandonada não oferecia segurança aos pedestres.

Após a conclusão do projeto pelo arquiteto municipal Mircon Kreling, também foi solicitado junto a departamento de engenharia da Unoesc a análise da resistência do concreto da estrutura da ponte, após parecer favorável, encaminhou-se o projeto para o setor de engenharia da Amerios, que através do engenheiro Rafael Basso, concluiu o projeto estrutural e elétrico da mesma. A fiscalização da obra ficou por conta do engenheiro municipal Alexsander Thomé.

O prefeito Maciel destacou que, “após intensas negociações e a conquista do recurso, junto ao Governo do Estado de Santa Catarina no valor de R$ 1.009.590,30, com uma contrapartida do Município de Saudades-SC no montante de R$ 492.419,19, e mediante três processos de licitações, tivemos apenas uma empresa habilitada para a realização da obra. É uma honra e um privilégio poder estar inaugurando a tão sonhada e esperada revitalização da Ponte Colombo Salles, trazendo acessibilidade e segurança aos usuários. Salientando que a economia feita com esta obra foi de aproximadamente R$ 500.000,00 (meio milhão de reais), tendo em vista que empresas renomadas no ramo da construção orçaram a obra em R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) para a realização.

Município de Saudades-SC. O Amanhã Está aqui!