Município de Saudades elenca prioridades no Meio Ambiente e Saneamento Básico

Prefeitura iniciou organização com base em expertise do Sebrae/SC

Identificar e elencar as prioridades no que diz respeito ao saneamento básico e meio ambiente. Com esse objetivo, a Administração Municipal de Saudades está desenvolvendo um levantamento para organizar as demandas e solucioná-las. A iniciativa está sendo organizada por meio de eixo do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Poder Público e o Sebrae/SC.

De acordo com o Assessor Geral de Planejamento e Gestão Administrativa, responsável pela Secretaria Municipal de Administração, Márcio Hart, o município está trabalhando o levantamento em paralelo com outras duas frentes para fazer a revisão do Plano Diretor, bem como a implantação de um Plano de Mobilidade Urbana. “É uma preocupação do prefeito, e da Administração como um todo, em fazer com que as coisas aconteçam de maneira integrada. O nosso foco tem sido fazer com que as soluções caminhem paralelas com o mesmo propósito, atendendo a legislação federal, o marco do saneamento básico e a questão ambiental que foi aprovada, mas sem deixar de pensar estrategicamente no desenvolvimento econômico do município”, afirma.

O prefeito de Saudades Maciel Schneider, observa que esse levantamento é uma pauta pendente e que nesta gestão está sendo concretizada para que o município avance gradativamente nas questões ambientais e de saneamento básico, pensando em oferecer sempre o melhor aos moradores. “Estamos usufruindo da expertise que o Sebrae/SC nos oferece para que possamos dar andamento neste processo, alinhando as questões ambientais com o desenvolvimento econômico de Saudades”, destaca.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, acrescenta que o Programa Cidade Empreendedora contribui os municípios elencando as prioridades de cada município para o desenvolvimento econômico de forma sustentável. “Todo processo de crescimento é formado por etapas. O Sebrae/SC ajuda em todas elas e auxilia os gestores públicos na aplicação e manutenção de estratégias que darão resultados a curto, médio e longo prazo. O período de levantamento é fundamental para que o Poder Público identifique o melhor caminho a seguir”.