Casos de média e alta complexidade preocupam Secretaria da Saúde

Casos de média e alta complexidade preocupam a Secretaria municipal de SaúdeA Secretaria Municipal de Saúde de Saudades tem demonstrado grande preocupação com relação aos casos de média e alta complexidade de pacientes que necessitam de atendimento especializado fora do município. Segundo o Diretor da Secretaria, José Ricardo Ternus, o município tem aproximadamente 50 pessoas que necessitam deste atendimento. Mesmo com tantos casos, Ternus diz que é importante ressaltar que a Secretaria da Saúde tem feito sua parte, principalmente na prevenção de doenças, o que inclui desde o pré-natal até a melhor idade. Como os casos de média e alta complexidade são de responsabilidade dos Governos Estadual e Federal, o município tem encontrado bastante dificuldade nos encaminhamentos, especialmente nos casos de serviços de ortopedia, devido ao descredenciamento do Hospital Regional de Chapecó neste setor. Este fato tem se agravado com a falta de interesse e pressão dos agentes políticos na tentativa de reversão do descredenciamento. Agora existe uma mobilização por parte dos  prefeitos da região. O colegiado da Saúde está revisando o caso com um possível parecer favorável para a volta do credenciamento para os próximos dias.Mesmo assim, o Diretor da Saúde destacou que o município nunca teve problemas com os casos de emergência. Os que apresentam complicação são os casos eletivos, quando os pacientes tem que aguardar fila de dois a quatro meses, ou até mais, por falta de quota para atendimento. Saudades, por exemplo, tem cinco quotas mensais  para internação no Hospital Regional de Chapecó, e como o município tem diversos pacientes com câncer, que as vezes internam até duas vezes durante o mês, o município tem encontrado dificuldades para internações de pacientes com outros tipos de problemas e que necessitam de internações.Mesmo assim, é importante destacar que o Hospital Regional vem fazendo um excelente trabalho no tratamento dos casos de câncer, com radioterapia e quimioterapia, mas nos casos de ortopedia, operação de hérnia e outros atendimentos eletivos sem urgência  o hospital tem deixado bastante a desejar. O SUS, por ser um programa que visa o atendimento a todos e  da melhor forma possível, ainda é bastante limitado e encontra muitas dificuldades quanto ao atendimento. “Comparando o município de Saudades, que é limitado a apenas cinco internações no mês, muitas vezes temos que adiantar autorizações de internamento dos meses seguintes, o que conseqüentemente  compromete o sistema” salienta José Ricardo. Hoje, o município dispõe de 45 AIHs (Autorização de Internação Hospitalar) que são distribuídas: (5) para o Hospital Regional de Chapecó, (4) para hospitais variados e as restantes (36) para o hospital de Saudades. “Com relação à saúde no município, acredito estarmos muito bem atendidos. Temos quatro médicos credenciados pela Secretaria da Saúde, que prestam atendimento com qualidade em quantidade suficiente dentro dos limites do município. No setor odontológico também prestamos atendimento preventivo e curativo. Na farmácia, temos disponibilizado aproximadamente 70 itens de medicamentos básicos, além do trabalho direto e diário com os pacientes feito pelo pessoal do setor de enfermagem, do serviço social, dos técnicos e agentes comunitários de saúde, que estão sempre em contato direto com a população.O município também repassa mensalmente R$ 16.000,00 Para o Hospital para manutenção das atividades.