Campeões da 5ª Taça Saudades de Futebol

Grêmio FBPA sub-11; EC Internacional sub-13; Novo Hamburgo sub-15; e Casa Lar sub-17 são os campeões da 5ª Taça Saudades de futebol

Ao todo foram 96 equipes, vindas de 06 estados nacionais e uma equipe do Uruguai, reunindo aproximadamente 2000 atletas e dirigentes nesta que é a maior competição de futebol de base de Santa Catarina. Em disputa o título de 4 categorias: sub-11 (16 equipes); sub-13 (16 equipes); sub-15 (32 equipes); e sub-17 (32 equipes). Os jogos iniciaram no dia 25/ 01 e encerraram no último sábado (dia 31/ 01), quando foram realizadas as quatro partidas finais.

O público lotou as arquibancadas e os arredores do Módulo Esportivo Municipal para assistir às finais, com destaque para a disputa da categoria sub-11, realizada entre Grêmio e Internacional de Porto Alegre. No tempo regulamentar o jogo terminou com o placar de 0 X 0, sendo que o título de campeão foi decidido nas penalidades máximas.

Para a alegria da torcida tricolor, a equipe do Grêmio sagrou-se campeã com o placar de 4 x 2, uma vez que converteu as 4 cobranças de penalidades, enquanto a equipe do internacional converteu apenas 2. Destaque ainda para o goleiro Cássio, do Grêmio, que defendeu uma das cobranças. Das 4 últimas edições, este é o 3º título conquistado pelo grêmio na categoria sub-11, sendo que em 2008 o título ficou com o internacional.

Goleador: Pedro Lucas (Internacional) – 11 gols marcados;

Goleiro destaque: Cássio M. Silveira (Grêmio) 01 gol sofrido.

Na categoria sub-13, a equipe do Internacional conquistou o título de campeã no tempo regulamentar, ao vencer o São José (RS) por 2 x 0. Das 4 últimas edições, este é o 3º título conquistado pelo Internacional na categoria sub-13, sendo que em 2008 o título ficou com o Grêmio.

Goleador: Djonatan g. de Moura (Internacional) – 08 gols marcados;

Goleiro destaque: Marcelo O. da Silva (Internacional) – 00 gol sofrido.

Na categoria sub-15, a grande campeã foi a equipe do EC Novo Hamburgo (RS), que venceu a disputa contra a o AA Sporting Sul (RS). No tempo regulamentar o placar foi de 1 X 1. Já na cobrança de penalidades, a equipe do EC Novo Hamburgo foi mais eficiente, vencendo por 5 X 4.

Goleador: Djonatan. S. da Rosa (Novo Hamburgo) – 05 gols marcados;

Goleiro destaque: Mateus T. de Freitas (Sporting Sul) – 02 gols sofridos.

Na categoria sub-17, sagrou-se campeã a equipe Casa Lar, de Araranguá (SC), que venceu a equipe do Teledo Colônia Work pelo placar de 2 x 1.

Goleador: Eduardo dos Santos (Toledo Colônia Work) – 07 gols marcados;

Goleiro destaque: Luan Carlos (Saudades) – 04 gols sofridos.

As quatro equipes de Saudades participantes do torneio conseguiram passar na 1ª fase da competição, sendo que apenas a sub-17 chegou à semi-final. Sendo um torneio de nível internacional, e com 32 equipes participantes, ficar entre as quatro melhores já é uma grande conquista. Dos atletas saudadenses que participaram da competição, muitos deles se destacaram e receberam propostas para atuar em equipes de ponta.

A Taça Saudades de Futebol é uma realização da Prefeitura Municipal de Saudades, em parceria com a Planeta Bola Eventos Esportivos, com o patrocínio das empresas Dray, Grupo Dass, Cooperativa Ceraçá, Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria do Esporte Cultura e Turismo.