Secretário da Agricultura, Flávio Hübner, participa de dia de campo promovido pela CRESOL

Secretário da Agricultura, Flávio Hübner, participa de dia de campo promovido pela CRESOL 

            Na tarde de terça-feira, o secretária da Agricultura de Saudades, Flávio Hübner, participou de um dia de campo organizado pela CRESOL. As atividades foram realizadas na propriedade de José Roque Bohn, na Linha Anta Gorda, Pinhalzinho, reunindo representantes dos municípios de Saudades, Pinhalzinho, Modelo Nova Erechim e Serra Alta.

            O dia de campo teve como objetivo apresentar uma nova experiência em construção civil, tendo como principal matéria prima a argila (barro). A construção da casa iniciou em fevereiro e está em fase de acabamento, tendo um custo aproximado de R$ 12.000,00 (doze mil reais), contando o material para a construção e a mão-de-obra.

            Além da casa, os organizadores do dia de campo aproveitaram a oportunidade para apresentar mais dois projetos: o moinho colonial e a cisterna, construída a base de ferrocimento. O moinho foi construído através do núcleo Verde Vida para transformar em farinha a produção agroecológica de milho crioulo. Atualmente, a farinha produzida é comercializada no mercado interno (pinhalzinho) e alguns pontos estratégicos regionais.

            Já a cisterna foi construída com recursos do PRONAF, através da Linha Eco, tendo um custo aproximado de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), com uma capacidade de armazenamento de 28.000 litros de água.

            Segundo o secretário Flávio Hübner, as experiências apresentadas são muito interessantes, principalmente em relação à economia de recursos. Além disso, a construção de cisternas deve ser uma preocupação da sociedade como um todo. “Os períodos alternados de seca e de chuvas estão se tornando cada vez mais intensos. A ideia de construir cisternas deve amadurecer em cada cidadão, sempre levando em consideração a necessidade de cada família/ propriedade”, salientou o secretário.