Mutuários assinam contratos em Saudades

Ter a sua casa própria e estar livre do aluguel. Este é o sonho de muitas famílias, que muitas vezes precisam esperar anos para vê-lo se tornar realidade. Além disso, construir uma casa ou comprá-la já pronta requer diversos cuidados e planejamento, principalmente em relação àquilo que se quer ou se pode.

Em Saudades, a casa própria se tornará realidade para mais doze famílias, as quais efetuaram a assinatura dos contratos na quarta-feira (20), em evento realizado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal. A Administração Municipal de Saudades, através do setor de habitação, em parceria com a Caixa Econômica Federal – CEF – e a Cooperhaf, viabilizou a compra dos terrenos e a futura construção das casas através do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, para habitação urbana.

O Programa Minha Casa, Minha Vida foi criado para diminuir a falta de casas para os brasileiros, chamada de déficit de moradia ou déficit habitacional. Com o programa, a população vai ter ainda mais acesso à casa própria, com a perspectiva de construção de 1 milhão de moradias, com um investimento de R$ 34 bilhões.

De acordo com o secretário da Administração, Daniel Kothe, um dos grandes desafios que a Administração Municipal de Saudades encarou foi o de regularizar os lotes existentes perímetro urbano. Segundo ele, muitos lotes ou terrenos ainda estão irregulares, o que impede os proprietários de acessar qualquer tipo de financiamento, principalmente do Governo Federal. Com a regularização, novas casas serão construídas e mais investimentos no município serão possíveis.

O prefeito Antônio Ulsenheimer ressaltou que estes são apenas os primeiros de muitos contratos a serem assinados nos próximos meses, já que existe o novo loteamento e a perspectiva da construção de mais moradias através dos programas do governo federal.

Presente também no evento, o gerente da agência da CEF de Pinhalzinho, Arno Pritsch, enfatizou a importância do programa na economia do município. Ao todo, será investido aproximadamente meio milhão de reais, sendo que deste total, R$ 88.000,00 (oitenta e oito mil reais) serão subsidiados, ou seja, os mutuários não precisarão devolver estes recursos.

Segundo informações do responsável pelo setor de habitação do município de Saudades, Alécio Jahnke, já estão sendo encaminhados mais 60 projetos, que serão iniciados em 2010, o que diminuirá significativamente o déficit habitacional em Saudades.

Participaram ainda do evento o deputado estadual Dirceu Dresch, secretários e diretores municipais, vereadores, servidores municipais, proprietários dos lotes e mutuários, além da imprensa local e regional.