Projeto inovador de saudadense é selecionado pelo Instituto GENE e tem como objetivo a produção de orquídeas

Projeto inovador de saudadense é selecionado pelo Instituto GENE e tem como objetivo a produção de orquídeas

     De beleza exuberante, as orquídeas fascinam pelas variedades, cores e tamanhos. Elas estão organizadas em mais de 1.800 gêneros, subdivididos em aproximadamente 25.000 espécies registradas até o momento, uma das maiores famílias do Reino Vegetal, possibilitando ainda a formação de inumeráveis híbridos, através de cruzamentos eventualmente ocorridos na natureza, bem como realizados de forma artificial pela mão humana.

     Há orquídeas com as mais variadas dimensões, desde plantas extremamente pequenas, com flores do tamanho de uma cabeça de alfinete até plantas com mais de 3m de altura, capazes de produzir hastes florais de comprimento superior a 4m.

     Na região Oeste de Santa Catarina não existe nenhum laboratório para produção de orquídeas. Pensando nisso, a saudadense Roseli Simone Hübler inscreveu seu projeto na Seleção Pública Instituto GENE – Blumenau, no Programa Primeira Empresa Inovadora – PRIME, que tem como objeto a concessão de subvenção econômica para a execução de projetos nascentes e inovadores.

     Após o término do edital e a participação em diversas etapas e treinamentos, Roseli Hübler teve seu projeto aprovado em 2009, o único em Saudades, e receberá R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), para custear recursos humanos qualificados e serviços de consultoria especializada em estudos de mercado, serviços jurídico, financeiro, certificação e custos, durante 12 meses. A fonte dos recursos é do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do Governo Federal.

     A partir de agora começa a movimentação para a implantação da estrutura da empresa. Na manhã desta quinta-feira, dia 18, em reunião com o prefeito Antônio Ulsenheimer, vice Edgar Stein, secretário da Agricultura Flávio Hübner e o diretor de serviços Urbanos Darci Franz, a proprietária solicitou que seja efetuada a terraplanagem no local onde serão construídos, futuramente, o laboratório de produção e as estufas de criação das orquídeas. De acordo com Roseli, o prazo para a implantação da estrutura do orquidário encerra-se no final de 2010.

     O orquidário será instalado na Linha Taipas, a aproximadamente 2,5 quilômetros da cidade, e terá dois focos: o primeiro florestal, com a criação de orquídeas que serão postas em seu habitat natural; o segundo econômico, com a produção de orquídeas para a venda no comércio local e nacional e para a exportação.