Movimento das Mulheres Camponesas de Saudades realiza encontro de formação

Movimento das Mulheres Camponesas de Saudades realiza encontro de formação

 

     No dia 24 de maio, o Movimento das Mulheres Camponesas de Saudades realizou um encontro de formação na comunidade da Linha Tigres, na propriedade de José e Lúcia Kunzler.

 

     O encontro serviu como troca de experiências entre as participantes do horto de plantas medicinais da comunidade da Linha Santa Catarina (participam deste grupo mulheres das linhas Santo Antão, Araçazinho, Alto Maipu e Santa Catarina) e as participantes do horto medicinal da Linha Tigres (deste grupo participam mulheres das linhas Tigres, Coxilha, Fátima, Taipas, Santo Afonso, Alto Solteiro, Solteiro, Jabuticaba, Jacutinga e da sede).

 

     O tema principal do encontro foi “A Saúde da Mulher e Suas Famílias”, numa sociedade consumista que tem como principal objetivo é satisfação financeira, sem a preocupação com a saúde. Neste sentido, os hortos medicinais contribuem para uma vida mais saudável, uma vez que servem para produção de chás naturais para os mais diversos tipos de doenças.

 

     Atualmente, o horto de plantas medicinais da Linha Tigres possui mais de 100 variedades. O objetivo é resgatar o conhecimento com as pessoas mais experientes, na perspectiva de desenvolver uma saúde preventiva e, consequentemente, a necessidade de evitar as consultas médicas para casos diagnosticados em casa. Outro objetivo é, na medida do possível, avançar e atingir o maior número de famílias possível nas comunidades e na sede do município.