Enchente causa prejuízos e transtornos ao município de Saudades

As fortes chuvas que caíram nos dias 21 e 22 de junho, terça e quarta-feira, em toda região oeste de Santa Catarina, provocaram prejuízos e transtornos em diversos municípios. Em Saudades, não foi diferente.

A situação começou a ficar crítica na madrugada de quarta-feira (22). No interior do município, por volta das 03h, pontes e pontilhões já estavam submersos, impedido inclusiva a passagem de caminhões em diversas localidades. Na cidade, a movimentação também iniciou nesse mesmo horário. A canalização das ruas não suportou o volume de água e começou a inundar vários pontos da cidade, deixando os moradores em alerta durante toda a quarta-feira.

Ainda de madrugada, a Defesa Civil do município foi acionada para que fossem tomas as devidas medidas e precauções. Uma das principais atividades, que ocorreu durante o dia todo, foi a monitoração do Rio Saudades, que atingiu 5m62cm acima de seu nível normal às 16h. Algumas famílias do Bairro Morado do Sol já se preparavam para deixar suas casas. Porém, a chuva parou e o rio começou a baixar.

A administração municipal se reuniu com a Defesa Civil e foi decretado Estado de Emergência. Os relatórios estão sendo providenciados e os encaminhamentos para conseguir recursos junto ao Estado e à União já foram tomados.

O prefeito em exercício, Edgar Jerônimo Stein, avaliou a situação. “Fomos pegos de surpresa. Porém, conseguimos nos mobilizar e envolver secretários, diretores e servidores municipais, além de muitas pessoas que auxiliaram nos trabalhos de diversos. O levantamento dos prejuízos não foram concluídos, por isso, não temos valores exatos. Porém, sabemos que serão muitos os gastos para recuperar as estradas, pontes e pontilhões que foram danificados, alguns destruídos completamente”, destacou Edgar.