Saudades realiza a V Conferência Municipal de Saúde

Com o objetivo de discutir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na sexta-feira, dia 08, a V Conferência Municipal de Saúde do município de Saudades.

A constituição de 1988 estabelece os princípios, as diretrizes e as competências do SUS, sistema único de saúde do nosso país. A lei orgânica 8.080 de 1990, detalha as competências e atribuições de cada esfera de governo (nacional, estadual e municipal), abrangendo os vários campos de atuação na gestão do SUS.

A esfera municipal tem a competência de planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde, gerir e executar os serviços públicos para atender a demanda local. Além disso, é competência do município executar serviços de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, alimentação, nutrição e saneamento. O sistema único de saúde também prevê a participação da comunidade na gestão do SUS, através do conselho municipal de saúde, conselho estadual, conselho nacional, as comissões intergestoras e as conferências de saúde.  As conferencias de saúde têm como atribuição legal propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde, com a participação da população.

Assim, os temas abordados na V Conferência Municipal de Saúde do município de Saudades foram: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, patrimônio do povo brasileiro”. O evento teve como palestrantes as senhoras Marli Agostini, consultora de gestão de saúde Pública, e a advogada Silvana Barros.

A Conferência teve início às 13h, com a participação do prefeito municipal Antonio Ulseinheimer, vice-prefeito Edgar Stein, presidente da câmara de vereadores Nestor Hickamnn, assessor de Planejamento e Gestão Administrativa Daniel Kothe, a secretária da Saúde Auliane Hackenhaar, autoridades, vereadores, secretários, diretores e servidores municipais, delegados representando os diversos segmentos da sociedade e comunidade em geral.