Orquidário de Saudades já está em funcionamento

De beleza exuberante, as orquídeas fascinam pelas variedades, cores e tamanhos. Elas estão organizadas em mais de 1.800 gêneros, subdivididos em aproximadamente 25.000 espécies registradas até o momento, uma das maiores famílias do Reino Vegetal, possibilitando ainda a formação de inumeráveis híbridos, através de cruzamentos eventualmente ocorridos na natureza, bem como realizados de forma artificial pela mão humana.

Em Saudades, único na região Oeste de Santa Catarina, já está em funcionamento o orquidário de Roseli Simone Hübler. A proprietária inscreveu seu projeto na Seleção Pública Instituto GENE-Blumenau, que tem como objeto a concessão de subvenção econômica para a execução de projeto no Programa Primeira Empresa Inovadora – PRIME. Após o término do edital e a participação em diversos cursos e treinamentos, Roseli Hübler teve seu projeto aprovado em 2009 e recebeu recursos através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Governo Federal. A estrutura da empresa começou a ser implantada em 2010.

O orquidário está instalado na Linha Taipas, a aproximadamente 2,5 quilômetros da cidade, e tem dois focos: o primeiro florestal, com a criação de orquídeas que serão postas em seu habitat natural; o segundo econômico, com a produção de orquídeas para a venda no comércio local e nacional e para a exportação.

Atualmente, o laboratório do orquidário ainda não está em funcionamento. Assim, para a produção das mudas, Roseli tem uma parceria com produtores de outros estados (São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro). Com isso, o orquidário de Saudades já possui à disposição 45 espécies, com venda para floriculturas e também direto às pessoas interessadas.

Na manhã desta quinta-feira (01/12), o prefeito Antonio Ulsenheimer, secretários e diretores municipais e a imprensa visitaram o orquidário, sendo recebidos pela proprietária Roseli, que gentilmente respondeu a todas as perguntas feitas pelos visitantes.