Departamento de Cultura de Saudades realiza show de patinação “Recordando o Passado”

Segundo relatos, o Grupo de Patinação “Os Brilhantes”, de Saudades, teve seu início na segunda metade da década de 80, pela iniciativa de algumas mães que ficaram entusiasmadas com um show de patinação apresentado no município por um grupo de Santa Rosa/RS. A partir de então, o grupo formado em Saudades reuniu crianças e adolescentes interessados em aprender essa nova maneira de expressão corporal. No entanto, após breve período de existência, por motivos profissionais, as primeiras professoras deixaram o município e, dessa forma, sem orientação, o grupo se desfez por alguns anos.

Em 1991, Adriana Mohr Lange, na época frequentando o curso de Educação Física, incentivada pelo sonho de criança de patinar e com apoio no primeiro ano de Vanessa Baugart, reativou o grupo, mantendo o mesmo nome. No decorrer de 20 anos, no mês de dezembro, o grupo realizou o tradicional “Show de Patinação”, contando sempre com a presença de grande público.

Em agradecimento às pessoas que tiveram a ousadia de plantar a semente dessa caminhada, que por tempos adormeceu, mas que ressurgiu mais forte e conquistou seu espaço de forma brilhante, colhendo durante os 20 anos belos frutos, no sábado, dia 03 de dezembro, o Grupo de Patinação “Os Brilhantes”, com apoio do setor de Cultura e da Administração Municipal, realizou mais um show de patinação, denominado “Show Recordando o Passado”. O evento fez parte das comemorações alusivas ao Cinquentenário de Emancipação Político-Administrativa e 80 anos de colonização. Assim, como em diversos eventos realizados no decorrer do ano, foram homenageadas as primeiras professoras e a primeira diretoria do grupo de patinação.

Após as homenagens, foram apresentados diversos números, com apresentações de coreografias que resgataram toda a história dos Brilhantes nos últimos 20 anos: “ESTAMOS AÍ” (coreografia que fez a abertura dos shows 1991 e 1995); “EVITA” (uma grande mulher, ícone de força e coragem feminina, homenageada pelo grupo em 1997); “CHIQUITITAS” (o sonho de criança que ainda acompanha as atletas, foi apresentada em 1992 e 1993), entre outras.

Parabéns ao Grupo de Patinação “Os Brilhantes” pela história, persistência, conquistas e sonhos realizados ao longo de seus 20 anos.