Cooperitaipu comemora 44 anos

A Cooperativa Regional Itaipu, foi fundada no dia 26 de abril de 1969, por 25 produtores rurais que não mediram esforços para tornar real este sonho. Na época, a dependência dos comerciantes e a dificuldade em acessar insumos e mantimentos fizeram com que as pessoas se unissem para buscar uma solução, através do associativismo.

A Cooperitaipu, tinha no início o nome de Cooperativa Mista Pinhalense. Após alguns anos, uniu-se à Cooperativa Mista Modelense e passou a se chamar Cooperativa Regional Itaipu. Em 1987 incorporou-se à Cooperativa Agropecuária Saudades.

Atualmente a Cooperativa atua nos municípios de Pinhalzinho; Saudades; Modelo; Serra Alta; Sul Brasil; Bom Jesus do Oeste e Saltinho. São mais de 2.260 associados que contam com o suporte de uma equipe profissional de mais de 300 colaboradores, para bem atender as necessidades do empresário rural.

Na sexta-feira (26), aniversário da Cooperitaipu, direção, colaboradores e autoridades municipais da área de atuação da Itaipu, estiveram reunidos na matriz em Pinhalzinho, para comemorar os 44 anos de história e repassar as novas administrações municipais, os trabalhos que a cooperativa desenvolve e sua importância para o desenvolvimento econômico da região.

Na ocasião, o Presidente da cooperativa, Arno Pandolfo, apresentou o histórico, ações, investimentos e benefícios que o agricultor possui junto a Cooperativa. “A Cooperitaipu sempre buscou, ao longo dos 44 anos, crescer com o associado, somando forças para o desenvolvimento do agronegócio regional. Capacitando e beneficiando a fim de produzir cada vez mais e melhor, pois foi com este objetivo que teve inicio a história da cooperativa, considerando sempre a qualidade de vida do associado”, enfatiza o Presidente.

Para o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, o cooperativismo tem um papel muito importante não só município, mas em toda a região. A Cooperitaipu é sem dúvida muito importante para Saudades, e também para toda a região, porque nossos municípios têm elos muito fortes com o cooperativismo”, citou.

O prefeito defende ainda que o cooperativismo possibilita ao agricultor ter um aumento nos lucros das atividades agropecuárias na propriedade, pois o crescimento acontece de forma conjunta, com o apoio das cooperativas ao agricultor. “O fortalecimento das cooperativas é uma forma dos agricultores melhorarem sua renda, tendo também uma qualidade de vida no campo mais elevada”, concluiu Daniel.