2ª Conferência Municipal da Educação é realizada em Saudades

Foi realizado durante a quarta-feira (24), a 2ª Conferência Municipal da Educação, no município de Saudades. Pela parte da manhã, as reuniões foram realizadas nas escolas municipais e estaduais e, pela parte da tarde, foi aberta à comunidade.

A Conferência tem por objetivo propor a política municipal de educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições correntes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

Nas reuniões, foram elaboradas e apresentadas um conjunto de propostas que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Municipal de Educação no município, em regime de colaboração. Apesar dos avanços ocorridos nos últimos anos, é cada vez maior a necessidade de união entre governos federal, estadual e municipal.

Na parte da tarde, estiveram presentes o Prefeito de Saudades Daniel Kothe, vice Osmar Prestes (Sadan), Secretária da Educação Zeli Vergues Stein, vice-presidente da Câmara de Vereadores Alécio Jahnke, diretora da EEB Rodrigues Alves Rosilene Mohr – representando todos os diretores da rede estadual de ensino, Fabiano Both representando os estudantes, Milton Kerbers, representando todas as APP’s do município, Janes Terezinha Cerezer Kohnlein – assessora da Unoesc, Dirce Müller – Supervisora da Educação Básica da SDR de Maravilha, além de outras autoridades municipais.

Para a secretária Zeli, a conferência é um momento de conversar com a comunidade escolar e decidir o que deve ser feito para a educação. Zeli destaca ainda que os professores, durante a parte da manhã, trabalharam a partir de sete eixos, norteadores do plano. “O primeiro debate já havia acontecido em 2010. Em fevereiro de 2014, acontecerá a etapa nacional em Brasília, onde será formalizada a proposta”, frisou Zeli.

A Secretária da Educação agradeceu ainda a presença de todos e salientou a importância da organicidade das ações, em especial as voltadas à educação. “Educação é isso, todos unidos, pensando e planejando”, sintetizou Zeli.

A representante da SDR de Maravilha, Dirce Müller, disse estar ciente da importância em os municípios estarem definindo metas para a educação. “Estamos aqui para prestigiar o evento, pois esse momento é específico da escola e do município”, disse, acrescentando que “a finalidade de verificar os objetivos, se foram atingidos, serve para saber o que precisa ser melhorado ou aprimorado”.

Falando em nome da câmara de vereadores, o vice-presidente do Legislativo, Alécio Jahnke, disse que a casa está à disposição da população, sempre visando à melhoria na qualidade da educação. “Hoje, todos estão aqui neste sentido, melhorar ainda mais a educação, apesar de termos uma boa qualidade de ensino, com professores altamente qualificados”, disse.

Para o prefeito Daniel Kothe, o tema “educação” é uma ação transversal entre os governos municipal, estadual e federal. Daniel mostrou ainda uma preocupação quanto ao desenvolvimento de ações cíclicas, ou seja, que contemplem um período maior na vida escolar e não apenas uma etapa. “Temos que pensar em educação com base no nosso contexto social”, defendeu.

Outro ponto frisado pelo prefeito foi em relação à educação profissionalizante, como forma de garantir a continuidade dos estudos e a qualificação para o mercado de trabalho. “Temos que pensar cada vez mais numa educação integrada, com qualificação profissional, que de fato uma e desenvolva a sociedade”, aduziu.

Ainda segundo Daniel, a educação tem por finalidade fortalecer a construção da cidadania. “As ações do nosso governo estão sendo prioritárias para a educação no município, sendo que investimos 29 % do nosso orçamento na área. Temos uma grande preocupação e um grande compromisso em universalizar a educação e torna-la cada vez mais acessível à todos”, concluiu o prefeito.