Prefeitos catarinenses apresentam projeto de inclusão digital em Brasília

Uma comitiva de prefeitos catarinenses foi recebida no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pelo secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), Oswaldo Baptista Duarte Filho, na tarde de terça-feira (07), em Brasília. Na reunião, os gestores apresentaram o Consórcio Velho Coronel, que reúne 18 prefeituras com o propósito de executar o projeto de inclusão digital na região – com as mesmas diretrizes do programa do Governo Federal – Cidades Digitais. A apresentação foi realizada pelo técnico e empresário Edson Ortmeier, de Pinhalzinho, que é profissional da área da Ciência da Computação.

O Projeto Cidades Digitais prevê que o município terá em toda sua área, uma infraestrutura de telecomunicações e internet para acesso individual  e público (escolas, hospitais, bibliotecas, prefeituras), disponibilizando à sua população informações e serviços públicos e privados em ambiente virtual. Um dos objetivos do projeto Cidades Digitais é a universalização do acesso à internet nas cidades, com tecnologia de ponta e de baixo custo.

Participaram da reunião no Ministério da Ciência e Tecnologia os prefeitos Jorge Comunello (Formosa do Sul); Volmir Pirovano (Nova Erechim); Everaldo Casonatto (União do Oeste);  Vilmar Foppa (Caxambu do Sul);  Andre Tormem (Águas de Chapecó);  Mauri José Zucco (Coronel Freitas);  Fabiano da Luz (Pinhalzinho), vereador Gilberto Cordazo (Coronel Freitas), vice-prefeito Rudimar Conti (Formosa do Sul);  secretário de planejamento Joel Tomazi, (Abelardo Luz). Além dos deputados federais Pedro Uczai (PT), Luci Choinacki (PT), Celso Maldaner (PMDB). A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Ideli Salvatti, esteve representada pelo gerente regional da SRI, Maurício Weidgenant.

Ministra Ideli recebe comitiva de prefeitos

A ministra-chefe, Ideli Salvatti recebeu a comitiva de prefeitos, na noite de terça-feira (07), no Palácio do Planalto. No encontro os prefeitos trataram sobre a entrega do segundo lote de máquinas para a região e falaram da experiência do trabalho que os municípios consorciados  executam com a usina de asfalto, reduzindo custos às prefeituras. A ministra Ideli garantiu uma audiência no Ministério das Comunicações, nessa quinta-feira (09), onde os prefeitos apresentarão o projeto para viabilizar investimentos do Governo Federal.