100 Dias de Governo – Secretário Jacinto Kreutz avalia primeiras ações na agricultura

A Administração Municipal de Saudades, através da Secretaria da Agricultura, fez uma avaliação das primeiras atividades desenvolvidas pelo setor, onde o secretário Jacinto José Kreutz explicou sobre algumas ações já realizadas pela mesma, além de traçar uma expectativa para os próximos meses.

Conforme Jacinto, a agricultura no município de Saudades vem crescendo e se destacando, consolidando-se como uma importante base para a economia do município. “É a agricultura que tem gerado o maior movimento econômico do nosso município, chegando próximo de 60% do valor global”, frisou.

Situação encontrada

Nos primeiros dias frente à secretaria, Jacinto diz que a principal dificuldade encontrava-se no gargalo criado a partir dos programas de bonificação implantados no governo anterior. “Sentimos que na grande maioria dos casos, esses programas apresentavam falhas com relação principalmente ao pagamento daquilo que os agricultores deveriam receber e não estavam recebendo”, explicou.

Uma das primeiras ações, nesses primeiros dias, foi o ajuste destas pendências. Jacinto explica que o valor que a administração pública estava devendo aos agricultores girava em torno de R$ 150 mil.  “Inicialmente, trabalhamos forte para diagnosticar os problemas e procurar, agora, com os novos programas, corrigi-los”, completou.

Trabalhos realizados nos primeiros meses

Além do diagnóstico da secretaria, nos primeiros dias, foi feita a organização da equipe, onde verificou-se a necessidade de contratação de alguns profissionais para auxiliar e desenvolver os trabalhos e projetos voltados à agricultura.

No setor de blocos, foram desenvolvidas condições para prestar um melhor atendimento aos agricultores, com eficiência e agilidade. Outra preocupação, nesses primeiros meses, foi a criação de um plano para a agricultura que gerasse benefício para todos os agricultores do município. “Nós notamos que os programas existentes, mesmo tendo uma função muito boa, não atingiam os munícipes em sua totalidade. A nossa equipe, junto com a Administração Municipal, entendeu que não poderíamos beneficiar determinada categoria em detrimento da outra”, explicou Jacinto.

Agricultura Para Todos

Com esse novo programa de incentivo, a Administração municipal pretende, segundo o secretário Jacinto, beneficiar o maior número de agricultores possível. “Resumidamente, são mais de mil famílias em nosso município que serão atendidas”, frisa. Agora, produtores de fumo, soja, milho, gado de corte, também serão contemplados.

Pelo novo programa, todos que gerem um movimento econômico a partir de R$ 2 mil, vão receber esse incentivo.  “Nesse programa, o agricultor recebe um bônus da Secretaria da Agricultura, que poderá ser trocado nas lojas ou empresas credenciadas, para aquisição de equipamentos ou insumos agrícolas ou mesmo para melhorias na sua propriedade, como horas-máquina, por exemplo, ou compra de fertilizantes, sementes de pastagem, ou mesmo óleo diesel nos postos do nosso município”, esclarece Jacinto.

Conforme o secretário, essa foi a forma encontrada para desenvolver um programa amplo, que contemplasse a maioria dos agricultores do município. “Nós entendemos que essa é a forma mais justa de premiarmos um pouquinho cada produtor do nosso município”, aduziu.

Ações em desenvolvimento

A pedido dos produtores de leite, foi retomado o programa de melhoramento genético do rebanho. Ainda, foi realizada reunião com inseminadores do município, onde através de uma licitação foram adquiridas doses de sêmen a um baixo custo, com uma ótima qualidade genética. “Lembrando também que quem possui botijão de inseminação, a prefeitura abastece gratuitamente com nitrogênio”, explica Jacinto.

Durante esse ano, será iniciado também o programa de açudagem, incluindo aí o Plano Municipal de Psicultura. “A gente não pretende apenas abrir, escavar os tanques. A gente pretende também auxiliar na aquisição do alevino, na comercialização do peixe, queremos estar auxiliando, na medida do possível, de forma mais ampla”, frisa o secretário.

A partir do mês de junho, será colocado em funcionamento o laboratório do CIDIPA. Outros trabalhos, com relação às emendas parlamentares, visam à compra de máquinas para atender as demandas do município. “Estamos sempre à disposição na secretaria. Tudo o que for de interesse da agricultura, para agregar conhecimentos e trazer novas tecnologias, a Secretaria de Agricultura será uma grande parceira de todos, pois a nossa função é pública e estamos a serviço de cada morador e de cada moradora do nosso município”, finaliza o Secretário Jacinto.