Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional é realizado em Saudades

Foi realizada na manhã de quarta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Saudades , a 108ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Maravilha. O evento contou com a presença de prefeitos, conselheiros e representantes dos 14 municípios que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha.

O CDR é formado por prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e dois membros da sociedade civil organizada dos municípios de abrangência da SDR de Maravilha, que sediam as reuniões itinerantes e mensais.

Durante a oportunidade, os conselheiros discutiram projetos de municípios e entidades da área de abrangência da Regional de Maravilha, de acordo com o comitê temático de cada área.

Na reunião do CDR, foram feitas ainda duas palestras técnicas, sendo que a primeira abordou acerca do Sistema de Tratamento de Dejetos Humanos, projeto pioneiro no Brasil e instalado na cidade de Palma Sola. A apresentação do sistema foi feita pelo engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Edenilson Zuanazzi.

Em seguida, foi apresentado o mapa hidrográfico da Bacia do Rio das Antas e Bacias Contíguas. A explanação foi feita pelo engenheiro ambiental e consultor do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas, Mateus Borges Tengaten.

Para o Secretário Valci Dal Maso, a oportunidade foi boa para serem feitas discussões acerca dos problemas ambientais enfrentados, além da proposição de soluções para os mesmos. “Hoje, nosso objetivo aqui é a discussão desses assuntos que estão em pauta”, resumiu.

O prefeito anfitrião, Daniel Kothe, deu as boas-vindas para os conselheiros e demais autoridades presentes, que falou sobre algumas atividades desenvolvidas no município, visando à melhoria da qualidade de vida da população. “No ponto de vista do planejamento da nossa administração, elencamos três pontos principais, que são a infraestrutura, saúde e educação, e focamos nisso”, explicou.

Daniel salientou ainda a importância do conselho para discussão das temáticas que envolvem os municípios da região. “O conselho tem um papel estratégico e fundamental para a nossa região, mas temos que pauta-lo pelos temas de maior importância”, argumentou.

Concluindo, o prefeito de Saudades sugeriu que as ações desenvolvidas pelos municípios sejam integradas, visando o desenvolvimento conjunto. Outro ponto destacado foi a grande importância e o desafio em separar o que é de caráter público e o que é de caráter particular. “Temos que integrar os órgãos governamentais, municipais e também a sociedade”, finalizou Daniel.