CMDCA realiza reunião em Saudades

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Saudades realizou, na terça-feira (18), às 7:45 horas, na Sala de Reuniões, o encontro mensal, visando discutir assuntos pertinentes ao mesmo.

Após feita a apresentação da ata da reunião anterior, a Assistente Social Giley Veiga fez uma explanação sobre a resolução que define os critérios para as famílias acolhedoras no município.

Na oportunidade, foram feitos também alguns esclarecimentos sobre o Fundo da Infância e do Adolescente (FIA). O contador do município, Jaime Koch, explicou como o mesmo funciona, sendo que os recursos do fundo são utilizados em benefício de crianças e adolescentes que necessitem de auxílio, por exemplo, para um tratamento de saúde.

Conforme Jaime, a aplicação dos recursos do FIA é direcionado pela Assistência Social do Município, sendo que o fundo sobrevive de doações. Estas doações podem ser deduzidas, inclusive, no imposto de renda, sendo um limite máximo de 6% para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas.

Para o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), a administração municipal tem muito que agradecer a todos que participam voluntariamente dos conselhos, pois estes ajudam muito nas tomadas de decisões, por parte do poder público. “A administração se pauta pelos conselheiros quando precisa decidir algo”, sintetizou.

Sadan destacou ainda a necessidade de fazer uma administração transparente, em sinergia com os conselhos. “O conselho tem que ser autônomo e realizar seu papel. Temos que agradecer a todos que participam voluntariamente, contribuindo para desenvolver um bom trabalho e colaborando com a administração”, disse o vice-prefeito.

Após, a Assistente Social Giley apresentou o relatório do Conselho Tutelar do município e também foi feita uma explanação sobre a elaboração do plano de aplicação e ação do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A próxima reunião do CMDCA acontecerá no dia 11 de julho, quinta-feira, às 7:45, na Sala de Reuniões da prefeitura municipal.