Municípios participantes dos consórcios CIDIR e CIDIPA realizam encontro

Aconteceu na sexta-feira (05), na Sala de Reuniões da Prefeitura de Pinhalzinho, duas importantes reuniões: a primeira, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária (CIDIR), composto pelos municípios de Saudades, Pinhalzinho, Serra Alta, Sul Brasil, Nova Erechim e Águas Frias. A segunda reunião, do Consórcio intermunicipal de Desenvolvimento, Inspeção e Comercialização de Produtos Agropecuários (CIDIPA), contou com a presença dos municípios membros deste, sendo Saudades, Pinhalzinho, Nova Erechim, Modelo e Sul Brasil.

CIDIR avalia a possibilidade de entrada de novos municípios no consórcio

Na reunião do CIDIR, uma das principais pautas foi a entrada de mais municípios no consórcio. Conforme o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, é importante fortalecer o grupo, trazendo mais municípios. “Eu acredito que seja importante trazer mais municípios, pois isso fortalece o consórcio, principalmente na hora de negociar junto ao MDA”, disse.

Composto atualmente por seis municípios, foi definido que o CIDIR trabalhará, no máximo, com doze municípios integrados. Para esse ano, a meta será a adesão de dois novos consorciados.

Ainda durante a reunião, foi aprovada a possibilidade de venda de asfalto à empresa que fará a recuperação da BR-282 e da SC-469. “Isso será uma forma de parceria público-privada para manutenção das rodovias da nossa região e será também uma forma de angariar recursos para a usina”, acrescenta o prefeito Daniel.

Conforme discutido na reunião, a usina produzirá o material, que será vendido à empresa que fará a recuperação das vias, gerando receitas que poderão ser investidas na melhoria dos equipamentos do CIDIR. “Nesses dias que a usina normalmente fica parada, vamos vender asfalto à outra empresa”, resumiu Daniel.

De acordo com o prefeito de Saudades, a administração está acabando de pagar a associação ao consórcio, o que possibilitará a utilização dos serviços da usina de asfalto em breve no município. “Nós éramos sócios mais ainda não havia sido paga a ‘jóia’. Em maio pagamos R$ 20 mil e nesse mês queremos pagar o restante”, concluiu Daniel.

Laboratório do CIDIPA já está em funcionamento em Saudades

Conforme o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, as atividades do laboratório de análises do consórcio CIDIPA iniciaram no dia 10 de junho. A engenheira química Tânia Mara Facco é a responsável pelo mesmo.

Já foram feitas aquisições de alguns materiais necessários ao início das análises, como reagentes e outros produtos essenciais para o funcionamento do laboratório. A ideia agora é que todos os municípios consorciados iniciem suas análises, principalmente de água e alimentos, no laboratório.

A química Tânia Mara explicou que serão feitas análises de coliformes fecais e análises físico-químicas, que são as mais demandas. O prefeito Daniel Kothe, por sua vez, colocou o laboratório à disposição dos municípios consorciados ao CIDIPA, para que estes possam estar realizando suas análises.