Saudades promove o XIX Seminário Municipal da Educação

Com o tema “O bem estar na arte de ser professor”, a Secretaria da Educação de Saudades realizou, na noite de quarta-feira (21), no Clube XV de Novembro, o XIX Seminário Municipal da Educação.

O evento reuniu diversos profissionais da área da educação, como professores das redes municipal, estadual e também agentes educativos. A palestra foi ministrada pelo professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e da FAI Faculdades, Alain Banderha. Além da palestra, houve uma apresentação artística com a aluna Rubia Walter, do 3º ano da rede municipal e com professores participantes do PNAIC.

Além de falar sobre o tema proposto pelo seminário – o bem estar na arte de ser professor – Alain relatou um pouco de suas experiências de vida. O professor Alain, natural da República Democrática do Congo, também arrancou muitas risadas dos participantes, fazendo uma palestra descontraída.

Para a representante da Câmara de Vereadores de Saudades, Marilise Warmling, iniciativas como essa palestra vem somar conhecimentos aos profissionais. “Nós estamos sempre buscando melhorar, e esse é o objetivo de todos nós aqui. Esse também é um momento para se auto avaliar e pensar o que é bom para nós”, destacou. Para a vereadora, o professor tem um papel importante, não só levando conhecimento, “mas também formando cidadãos”, resumiu.

A Secretária da Educação, Zeli Vergues Stein, falou da iniciativa da secretaria e da administração em oferecer um momento como este para os professores. “Para nós, é uma oportunidade de trabalhar com os professores e agentes educativos, trocando ideias, dialogando, para melhorarmos cada vez mais nosso trabalho”, aduziu.

Em sua explanação, o prefeito Daniel Kothe mencionou o elevado índice do IDH de Saudades, enfatizando principalmente a educação. “Nós, na qualidade de governantes, temos traçado metas para enfrentar os desafios. Para isso, estamos trabalhando com foco na infraestrutura, na saúde e na educação, e isso já está dando bons resultados”, enfatizou.

O prefeito falou ainda da política educacional do município, que hoje cuida de crianças, na área da educação, dos primeiros meses de vida até o 10 ano, quando os alunos passam a frequentar o ensino mantido pelo Estado. “O desafio dos municípios, a exemplo de Saudades, é garantir o acesso universal das crianças à educação e manter uma boa qualidade de ensino”, concluiu Daniel.