PNAIC desenvolve atividades com educadores saudadenses

No terça-feira (28), as professoras alfabetizadoras e a orientadora de estudos e coordenadora municipal do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do município de Saudades participaram do Seminário e da Mostra Pedagógica no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó.

As atividades fizeram parte do programa de formação de professores alfabetizadores. Durante o evento, estiveram presentes aproximadamente 1.300 professores alfabetizadores do oeste catarinense.

O PNAIC é um acordo formal entre Governo Federal, estados e municípios, a fim de firmar o compromisso de alfabetizar crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental.

O programa iniciou em 2013 e vem para contribuir na alfabetização, já que a orientação é de que as crianças devam estar plenamente alfabetizadas até o 3ª ano. Em 2013 o foco esteve volta à Língua Portuguesa e em 2014 os trabalhas estão direcionados para disciplina de Matemática.

Para fazer parte do PNAIC, o município de Saudades aderiu ao programa. Dessa forma, foi necessário definir uma orientadora, que recebe capacitação para isso e depois é responsável pela formação dos demais profissionais.

Na quarta (29), o professor orientador da turma 04, Claudinei Schimanko, do polo de Fraiburgo, do qual faz parte também orientadora Leticia Stein Klaus, de Saudades, esteve visitando a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saudades.

“A visita serviu para observar se os trabalhos propostos pela orientadora, de acordo com o PNAIC, estão sendo realizados, além da troca de experiências e informações com as professoras alfabetizadoras, e do contato com os alunos”, destaca a diretora da educação, Eliamar Corradi.

De acordo com o professor Claudinei, o PNAIC não é algo novo, mas sim o resgate daquilo que se perdeu ao longo dos anos. “É preciso que as aulas sejam importantes e que façam sentido para os alunos. A matemática, por exemplo, deve ser ensinada a partir da realidade dos alunos, das coisas concretas que acontecem em seu cotidiano, que possuem significado real e dão sentido àquilo que se vai aprender”, destacou.