MMC realiza encontro sobre ervas medicinais em Saudades

O Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) realizou, na quinta-feira (27), no Centro de Formação Paroquial de Saudades, mais uma etapa do curso de plantas medicinais. O evento reuniu cerca de 20 mulheres.

De acordo com a coordenadora do MMC, Elci Hübner, esses encontros visam o resgate das plantas, com a finalidade de utilizá-las no dia a dia. “Já fazem cerca de oito anos que fizemos essa atividade. No encontro de hoje, trabalhamos com plantas, fazendo receitas de repelentes naturais, óleos e cremes para a proteção solar”, destaca.

Elci destaca ainda que o movimento, que existe há cerca de trinta anos, tem como foco as conquistas para as pequenas famílias agricultoras, como aposentadoria, salário maternidade, participação política das mulheres, entre outros. Porém, os cuidados da saúde também são trabalhados, em encontros como este.

Atualmente, o MMC possui em Saudades dois viveiros de plantas – um na Linha Tigres e outro na Linha São Carlos, totalizando mais de cem espécies de plantas medicinais. “Este é um trabalho que vamos dando continuidade, e é muito gratificante, pois todas as pessoas envolvidas no movimento trabalham de forma voluntária”, completa Elci.

Em 2014, a coordenadora destaca que este é o terceiro encontro realizado pelo MMC. Ainda neste ano, o Movimento fará mais uma reunião de avaliação e também de planejamento para o próximo ano. “Inclusive, no dia 08 de Março, realizaremos novamente um encontro, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, conclui Elci.