Temporal causa prejuízos em Saudades

Em pleno início de ano, Saudades novamente sofre com os temporais de verão. Durante esta semana, na segunda e terça-feira (13 e 14), fortes ventos provocaram destelhamentos, queda de árvores e barreiras no município.

Na segunda-feira, apesar da menor intensidade de ventos, fortes chuvas danificaram as estradas do interior. Já na terça-feira, os ventos provocaram estragos em residências na cidade e no interior e também em construções públicas.

De acordo com a Defesa Civil do município, os ventos afetaram mais o Bairro Morada do Sol, onde inúmeras casas sofreram destelhamento parcial. Algumas tiveram prejuízo de maior monta, onde a fúria do vento arrancou telhados e foros das residências.

Na praça da Secretaria da Educação, a queda de três árvores de grande porte danificou parcialmente três veículos municipais, além de um veículo particular. Na entrada da cidade, árvores caíram, danificando a estrutura física da empresa Finestra. Em frente à Igreja Matriz, árvores tiveram seus galhos quebrados pela força do vento.

Foram registradas inúmeras quedas de galhos e árvores nas redes de distribuição de energia, tanto da Celesc quanto da Ceraçá. Ambas empresas empenharam-se no reestabelecimento da energia, que voltou em grande parte da cidade ainda na madrugada da quarta-feira.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, em 2014 o município foi bastante afetado com fortes chuvas. “Nós tivemos três decretos de emergência no ano passado, ou seja, passamos 270 dias do ano de 2014 em situação de emergência, em decorrência do excesso de chuvas”, resume.

Kothe afirma que a administração já fez as primeiras avalições dos estragos, constando apenas danos materiais, sem vítimas. “As equipes já estão trabalhando na recuperação dos pontos principais. Estamos cautelosos quanto à remoção de árvores e entulhos, por causa da energia elétrica, onde as empresas não fizeram um desligamento total das redes”, aponta.

O prefeito afirma ainda que os trabalhos estão sendo feitos de forma gradativa, para evitar riscos. “As pessoas já estão auxiliando umas às outras. A solidariedade é algo muito bom nesta hora. Vamos discutir, junto com a comissão de Defesa Civil, um novo decreto de emergência, para que as providências cabíveis sejam tomadas”, destaca Daniel.

No perímetro rural, a principal preocupação é com as lavouras dos agricultores, que sofreram perdas, e com a infraestrutura, novamente prejudicada. “Onde pudermos auxiliar, vamos ficar à disposição. Estamos acompanhando as situações, dentro das possibilidades do poder público, em parceria com as empresas Celesc e Ceraçá, visando o bem estar dos nossos munícipes”, concluiu Kothe.