Taça Saudades: vitrine para os futuros craques

Um dos maiores torneios de futebol de base de Santa Catarina e do país, com a participação de quase 100 equipes por ano, e cerca de 2000 mil atletas e dirigentes. Uma competição de nível internacional, por trazer participantes de Paraguai e Uruguai. É em clima de festa, que neste sábado (24), inicia a 11ª Taça Saudades de futebol de campo, categorias de base, sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17.

Iniciada em 2004, com 112 equipes, o torneio é uma das maiores vitrines para revelar jogadores, jovens promessas do futebol. Olheiros de todos os cantos do país deslocam-se para Saudades atrás de revelações, onde na maioria das vezes, acabam levando jogadores de times que não possuem estrutura, para grandes equipes do cenário nacional. Exemplo disso é Igor Wickert, de Sul Brasil/SC, que disputou a Taça Saudades, defendendo as cores da AD Saudades, na época na categoria sub 13, e que foi levado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e, mais tarde, sendo convocado para a seleção brasileira de sua categoria.

Para termos noção da qualidade que a Taça Saudades dispõe, já desfilaram em gramados saudadenses jogadores que vestem os mais importantes clubes do país e do mundo: Alex Teixeira, revelado pelo Vasco/RJ, jogou a competição em Saudades, aos 14 anos e já vestiu a camisa da seleção brasileira, em 2006 recebeu proposta do Manchester United, da Inglaterra, recusada pelo Vasco. Joga atualmente no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Alan Kardec, outro que disputou o torneio pelo Vasco, revelado pelo clube carioca. Também jogou no Internacional de Porto Alegre, Benfica de Portugal, e em 3 grandes de São Paulo: Santos, Palmeiras e, atualmente, joga pelo São Paulo. Também foi convocado pela seleção sub 20, e mais tarde disputou alguns amistosos com a seleção principal, ficando na lista de espera para a Copa do mundo de 2014.

Um atleta badalado que jogou a Taça, sem duvida nenhuma, é Neymar. Revelado pelo Santos Futebol Clube, um dos clubes brasileiros que mais revela jogadores. É de lá que saiu para muitos, o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o “Rei” Pelé. Neymar foi campeão da Taça Saudades, como Alan Kardec e Alex Teixeira.

O ex-santista é uma das maiores revelações do futebol mundial; não foi por acaso que o Barcelona comprou o jogador, por cerca de R$ 284,5 milhões, umas das transações mais caras da história do futebol. Neymar é hoje o capitão da seleção brasileira, o artilheiro, e a grande esperança para a próxima Copa do Mundo, em 2018, que será disputada na Rússia.

Em se tratando dos clubes que jogaram e jogam o torneio, está o Internacional/RS, Grêmio/RS, Juventude/RS, São José/RS, Novo Hamburgo/RS, Chapecoense/SC, Figueirense/SC, Avaí/SC, Criciúma/SC, Atlético/PR, Coritiba/PR, Atlético/MG, Vasco/RJ, Santos/SP, Desportivo Brasil/SP, Paysandu/PA, Vitória/BA, Atlético/GO, entre tantos outos.

Em 2015, a Taça Saudades será de 24 a 31 de janeiro, com jogos em 7 campos: Módulo Esportivo, Santo Afonso, Palmeiras, Alto Solteiro, Baixo Solteiro, Cruzeiro, Coxilha. Serão 4 categorias: sub 11, com idade de 10 e 11 anos; sub 13, de 12 e 13 anos; sub 15, 14 e 15 anos e sub 17, 16 e 17 anos. A abertura será às 19 horas deste sábado, no Módulo Esportivo.

Texto: Rodrigo Kroth / Colaborou: Iedo Zortéa