Agricultura contabiliza prejuízos com temporais

Afetado pelos fortes ventos, nas últimas semanas, o município de Saudades contabilizou vários prejuízos. Enquanto na cidade, casas e redes de distribuição de energia foram afetadas, no interior, lavouras e estradas foram danificadas.

O Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz, que esteve visitando algumas propriedades rurais, nesta semana, com o prefeito Daniel Kothe, explica que as lavouras de milho foram as mais afetadas pelos fortes ventos.

O produtor Ederson Mahle teve uma área de cerca de 3,5 hectares com perda total. Levando em consideração que a produção estimada era de aproximadamente 160 sacos/hectare, o produtor perdeu mas de 480 sacos de milho. “Tivemos situações em que as perdas foram de 90 %. Essa é uma situação irreversível, pois o milho ficou acamado e não há a mínima possibilidade em fazer silagem ou colher os grãos”, destaca Jacinto.

A preocupação, segundo o Secretário, é com o estoque de alimento. “Os agricultores vão ter que buscar outras alternativas, pois esse imprevisto pode comprometer o planejamento de alimentação para os animais durante o ano”, argumenta. Além das perdas da safra atual, há o atraso no plantio da safrinha, principalmente da soja.

Os ventos também danificaram algumas casas e construções rurais, sendo que um galpão de fumo acabou caindo. “Tivemos perdas também nas estradas, onde alguns bueiros não suportaram o volume de água, transbordando e causando alguns transtornos”, completou Jacinto.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, a principal preocupação é com as lavouras, que sofreram perdas, e com a infraestrutura das estradas, novamente prejudicada. “Onde pudermos auxiliar, vamos ficar à disposição. Estamos acompanhando as situações, dentro das possibilidades do poder público, visando o bem-estar dos nossos munícipes”, concluiu.