Secretaria da Saúde promove Dia “D” para coleta do preventivo

No sábado (07), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Unidade Básica de Saúde de Saudades realizou o Dia “D”, para coleta do exame de preventivo de colo uterino, no período matutino.

De acordo com a enfermeira Marina Lunardi, foram 48 mulheres inscritas. As enfermeiras Fabiane Lasch e Liamara Hoffmann também auxiliaram durante a manhã do Dia “D”, além das técnicas de enfermagem Luciane e Cristiane. 

O exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau) é um exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. “É a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas”, destaca Marina. 

O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê. 

A Secretaria da Saúde comunica que este exame é realizado nas segundas e quartas-feiras, o dia todo, na Unidade de Saúde, e deve ser agendado no setor de enfermagem ou pelo telefone 3334-0233.