Saudades sedia a 2ª Conferência Intermunicipal dos Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente

Aconteceu na quarta-feira (13), no Clube XV de Novembro, em Saudades, 2ª Conferência Intermunicipal dos Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente. Além dos representantes do município anfitrião, estiveram presentes lideranças e munícipes de Cunhataí.

Estiveram presentes, o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, o vereador Osmundo Schuh, a Secretária de Assistência Social Giley Veiga, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Gerson Fröhlich, a Secretária de Assistência Social de Cunhataí Darli Breuning, além de diversas lideranças e munícipes saudadenses e cunhataienses.

A palestra foi proferida por Roselaine Camatti, e teve como tema a abordagem do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em relação à mobilização e fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente é um documento com os direitos, mas no dia a dia, na convivência com a família e com a sociedade, a criança aprende quais são seus deveres. Então, para cada direito, há um dever”, resumiu Roselaine.

Para a Secretária Giley Veiga, as conferências têm como objetivo promover um espaço para mobilizar e sensibilizar a sociedade em favor do ECA, na discussão das políticas públicas para construção do plano decenal, um processo dinâmico e que envolve o diálogo com a sociedade. “O objetivo é garantir a implantação da política e plano decenal dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os conselhos de direitos nos municípios”, resumiu.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, este é um momento para adaptar e melhorar os serviços voltados às políticas sociais. “Sabemos que, nos últimos anos, têm avançado de forma significativa os direitos sociais, sejam das pessoas idosas, com necessidades especiais e também da mesma forma, das crianças e dos adolescentes. Por isso, essas conferências são importantes, para conferir se as ações desenvolvidas pelos municípios estão dando resultado na melhoria das condições de acesso às políticas públicas”, concluiu Kothe.