Alunos do Taekwondo realizam troca de faixas

No sábado (31), os alunos do curso de Taekwondo de Saudades realizaram o exame para a troca de faixas . A avaliação dos atletas foi realizada por professores de Taekwondo, nas dependências do antigo Salão Paroquial de Saudades, onde atualmente acontecem os treinos desse esporte.

No total, 14 atletas receberam novas faixas, subindo de graduação no Taekwondo. O próximo exame para os alunos acontecerá no final do ano, onde serão feitas as avaliações para alterção das faixas, elevando a graduação dos atletas.

O que é o Taekwondo

Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

Em coreano, a palavra Taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto controle, cortesia, respeito e lealdade.

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.
Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Graus de aperfeiçoamento

Assim com em quase todas as artes marciais, o Taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos geups e dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.