2 anos de governo: Diretor do Samae, João Brancher, fala das ações da autarquia municipal

O Diretor do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), João Brancher, fez um balanço das atividades desenvolvidas frente à autarquia municipal durante os dois primeiros anos de governo.

De acordo com Brancher, a principal preocupação, ao assumir em 2013, foi finalizar as duas obras que estavam em fase de construção: a estação de captação e tratamento de água na Linha Jacutinga e a estação de captação e tratamento de água na cidade, localizada no Bairro Morada do Sol.

“Encontramos vários problemas, principalmente na Jacutinga, que sofria com a falta de água. Concluímos a estação e instalamos a rede de distribuição, atendendo 25 famílias no início. Hoje, o sistema funciona bem, onde já temos mais de 30 consumidores”, explica João.

Neste ano, está sendo concluída a ampliação da rede de distribuição na Jacutinga, obra que terá mais de 3 mil metros de tubulação nova, para atender toda a população daquela comunidade, suprindo a demanda de água potável.

“Na cidade, investimos cerca de R$ 315 mil na estação de tratamento, onde tínhamos um problema de falta de água, principalmente nos bairros mais altos. Em 2014, interligamos a rede com o Bairro Boa Vista, já que este era um local que tinha sérios problemas com falta de água”, frisa o Diretor.

Para os bairros Boa Vista, loteamento Bem Morar e Bairro Palmeiras, com a ampliação dos reservatórios no Bem Morar, buscou-se ampliar a reserva de água, com instalação de quatro caixas de 20 mil litros cada, suprindo a necessidade destes locais.

Com vistas a oferecer qualidade na água distribuída, o Samae ampliou o número de análises realizadas por mês, passando de uma por mês para 18, em todos os reservatórios, para saber se a água tem uma boa qualidade para a população.

Por fim, João destaca que o Samae prosseguirá com as ampliações e melhorias, sempre visando realizar um serviço de distribuição e abastecimento de água com a maior qualidade possível para a comunidade saudadense.