Secretaria de Agricultura realiza abastecimento de botijões com nitrogênio

Na manhã da quinta-feira (17), a Secretaria de Agricultura de Saudades realizou mais um abastecimento dos botijões de inseminação com nitrogênio. A ação ocorreu ao lado do prédio da Secretaria, que está atendendo normalmente em seu antigo endereço, na Rua Beira Rio, desde o início do mês.

De acordo com o técnico em agropecuária Jones Mohr, o abastecimento é realizado mensalmente, sendo gratuito para todos os produtores que tenham o botijão cadastrado junto à Secretaria. “Temos também o sêmen à disposição dos produtores, sendo que o preço é subsidiado, custando apenas R$ 6,00 cada dose”, afirma.

Hoje, a Secretaria de Agricultura tem 89 botijões cadastrados, sendo que são destinados cerca de 600 litros/mês de nitrogênio totalmente sem custo aos produtores. “Temos um número alto de botijões, e isso mostra que existe um grande investimento na melhoria genética na área da bovinocultura leiteira”, pondera Jones.

Além de oferecer o nitrogênio de graça e sêmen de qualidade com preço subsidiado, a Secretaria mantém o Programa Pró-Bezerras, que visa acompanhar o desenvolvimento das novilhas diretamente na propriedade. Hoje, são 18 famílias atendidas mensalmente em Saudades. “Este programa é um complemento dos demais”, frisa Jones.

O próximo abastecimento com nitrogênio acontecerá no dia 16 de outubro (excepcionalmente na sexta-feira), na Secretaria de Agricultura, a partir das 07:30 horas se estendendo até às 09:30 horas.