Badesc repassa informações a empresários saudadenses afetados pela inundação

Foi realizada na quinta-feira (01) na Câmara de Vereadores de Saudades, uma reunião com os empresários do município que tiveram seus estabelecimentos diretamente afetados pela inundação ocorrida no mês de julho.

O encontro foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Saudades e Cunhataí (Acisc), com o apoio da administração municipal. Na oportunidade, a Agência de Fomento Santa Catarina S.A. (Badesc) esteve explanando sobre o programa de financiamento com juro zero às empresas diretamente afetadas.

Fizeram-se presentes, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente do legislativo Marilise Warmling e demais vereadores, Diretor Administrativo, Financeiro e de Operações do Badesc João Carlos Grando, presidente da Acisc Gilberto Pedro Stertz, Secretário de Administração Rogério Sehnem e empresários saudadenses.

Conforme explica o presidente da Acisc, Gilberto Pedro Stertz, esta reunião com o Badesc teve como objetivo fazer esclarecimentos aos empresários sobre o programa juro zero. “Eles vieram ao município para explanar a cada empresa sobre os documentos que serão necessários, para que os empresários providenciem junto aos contadores e, posteriormente, ver o valor que vão conseguir financiar com o juro subsidiado pelo estado”, explica.

De acordo com Stertz, foram 82 empresas afetadas pela inundação; entretanto, há um trâmite legal a ser seguido, para que essas empresas tenham acesso ao financiamento. “Empresas que trabalham na informalidade não vão poder acessar, pois não emitem nota. Conforme o livro-caixa das empresas, elas vão saber o valor que poderão contrair junto ao Badesc”, esclarece.

O Diretor do Badesc, João Carlos Grando, explica que a agência vai disponibilizar uma linha de crédito que varia de R$ 15 mil a R$ 250 mil para cada empresa. “O valor do financiamento vai ficar atrelado ao faturamento que a empresa apresentou no ano de 2014, seguindo alguns critérios. O banco criou uma plataforma online, o Badesc Fácil, exatamente com o intuito de agilizar e dar celeridade ao processo”, disse.

Para o prefeito Daniel Kothe, esta é mais uma conquista da mobilização do poder público e da comunidade saudadense logo após a catástrofe de julho. “Esse foi um dos compromissos assumidos pelo Governador Raimundo Colombo, de criar uma linha de crédito especial para as empresas atingidas, para recompor seus estoques, para que tenham possibilidade de recursos para capital de giro e também para investimentos”, frisou.

Ainda de acordo com Kothe, a administração municipal auxiliará o Badesc para agilizar a liberação dos recursos. “É muito importante que todos tenham clareza que o programa juro zero é apenas para os atingidos pela inundação. Vamos trabalhar com a Associação Comercial para garantir que todos que diretamente foram afetados sejam beneficiados. Claro que existem muitos critérios e existe muita burocracia, mas nós vamos estar à disposição no que pudermos ajudar estas empresas, para que tenham acesso a este crédito para poder retomar seus negócios”, concluiu o prefeito.