Administração avalia última semana de reuniões do OP

Nesta semana, aconteceram as últimas reuniões do Orçamento Participativo em Saudades, em mais 10 comunidades e bairros: Linhas Santa Catarina e Coxilha (segunda-feira, 05); Linhas Taipas, Cruzeiro e Jaboticaba (terça-feira, 06); Linha Itapé e Bairro Boa Vista (quarta-feira, dia 07); Linha Santo Antão (quinta-feira, 08); e Bairros Morada do Sol e Flamengo (sexta-feira, 09).

O roteiro de reuniões do OP, neste ano, iniciou no dia 21 de setembro; serão 28 comunidades e bairros contemplados com o programa em 2016, totalizando R$ 140 mil em recursos repassados pelo poder público municipal diretamente às entidades para melhoria de suas infraestruturas.

De acordo com o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), o OP já é um programa consolidado no município. “O objetivo está sendo alcançado, que é a participação da comunidade em peso nas reuniões. Este programa dá uma solidez para que as comunidades e bairros do nosso município consigam melhorar suas estruturas e isso é muito importante”, afirma.

Sadan argumenta ainda que, através da participação popular, as pessoas ficam sabendo das principais ações da administração. “Falamos das nossas dificuldades, mas também dos sucessos que obtivemos até agora. Por isso, a reunião é de extrema importância e a população está participando. É um momento de diálogo com a comunidade e faz com que seja efetivo nosso slogan de unir governo e comunidade”, completa.

O prefeito Daniel Kothe reforça que, nestas reuniões, a administração pode repassar à comunidade informações do que vem sendo feito pelo poder público. “É também o momento em que debatemos os investimentos do Orçamento Participativo para o ano de 2016”, aduz.

Kothe avalia positivamente mais este roteiro de reuniões do OP, que chega ao seu terceiro ano. “Tivemos um pouco de atraso na realização destas reuniões em função da inundação no mês de julho e o transtorno que isso causou. Porém, a participação foi bem satisfatória, atingindo a meta de público, o que mostra que o OP tem se consolidado, com a adesão e participação das famílias”, diz o prefeito.

Comunidade fala sobre a importância do OP

O Orçamento Participativo, um programa de descentralização de recursos e participação da comunidade vem, desde 2013, buscando o diálogo entre a população e administração municipal, com o intuito de discutir investimentos e melhorias nas comunidades saudadenses.

Assim, é um dos programas mais elogiados pelos munícipes. Para o morador da Linha Coxilha, Osmundo Kunzler, este é um momento para a comunidade ficar informada sobre as ações da prefeitura e esclarecer dúvidas, além de debater investimentos. “A partir destes encontros, também discutimos onde aplicar os recursos do OP, definindo isso em comunidade. Os recursos do programa dos anos anteriores foram muito bem aplicados e no próximo ano, com certeza vão ser também”, afirma.

Para o morador da Linha Taipas, Paulo Herbert, o OP deve continuar nos próximos anos. “Este programa é de fundamental importância para as comunidades porque é um recurso injetado anualmente para melhoria da infraestrutura”, frisa.

Assembleia Geral do OP será em dezembro

A administração municipal lembra que, no dia 11 de dezembro, acontece a assembleia geral do Orçamento Participativo, a partir das 13:30 horas, no Clube XV de Novembro.

É importante que, neste evento, todos os delegados escolhidos nas comunidades participem, pois na assembleia são aprovados os projetos para o próximo ano e é definida a ordem de atendimento das comunidades.

“Para que tenhamos legitimidade do programa do Orçamento Participativo, é preciso que tenhamos de fato a participação, tanto nos debates feitos nas comunidades quanto na assembleia geral. Então, contamos com a presença de todos os delegados escolhidos nas comunidades no mês de dezembro, na assembleia geral”, finaliza Kothe.