SCFV de Saudades realiza dia da família

A Secretaria de Assistência Social de Saudades, por meio do Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de 06 a 15 anos, realizou no dia 23 de outubro, o encontro da família dos participantes do Serviço.

Neste dia, o palestrante Gerson Fröhlich dialogou sobre as relações familiares, sua importância e referência nas relações socioculturais. Estiveram também presentes, o prefeito Daniel Kothe, a Secretária de Assistência Social Giley Veiga, a presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, o vereador Osmundo Schuh os técnicos e monitores do SCFV.

Compreendendo a importância das relações familiares para o desenvolvimento humano, o SCFV promoveu este momento de encontro entre as famílias. Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem algum grau de parentesco entre si e/ou vivem na mesma casa formando um lar.

A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. “É na familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações”, destaca a Secretária Giley.

O SCFV é um serviço realizado em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. O SCFV organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertencimento social e de identidade pessoal, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Seu principal objetivo é complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.