Secretaria de Agricultura apresenta resultados do primeiro ano do Pró-Bezerras

A Secretaria de Agricultura de Saudades realizou, na quarta-feira (18), na Câmara de Vereadores, um encontro com os produtores do município que participam do Programa Pró-Bezerras, com apresentação de resultados das propriedades e palestra com o Zootecnista Clóvis Rieger.

Fizeram-se presentes, além dos produtores, o Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, técnico e coordenador do programa Jones Mohr, técnico agrícola Mauro Sehn e funcionários da Epagri do município.

Em sua palestra, Clóvis Rieger abordou temas como o correto manejo e alimentação das bezerras. “Eu acredito que esse programa que vem sendo desenvolvido tem tido bons resultados. O que fizemos hoje foi tentar, a partir do investimento feito em genética, mostrar às pessoas como criar estes animais jovens, para que eles expressem todo o potencial genético investido na hora da inseminação”, destacou.

De acordo com o coordenador do projeto, Jones Mohr, a bacia leiteira tem uma importância muito grande dentro do município, e o Pró-Bezerras veio para complementar o programa de inseminação já desenvolvido pela Secretaria. “Hoje acompanhamos 16 propriedades mensalmente, desde o nascimento do animal até a cobertura, que acontece em torno do 14º ao 15º mês. O correto manejo vai proporcionar um animal adulto com maior produtividade”, afirma.

Para o Secretário Jacinto Kreutz, é importante que o conhecimento seja levado ao meio rural, para o desenvolvimento das propriedades. “Esse programa vem ao encontro do que sempre falamos, que é o manejo correto e alimentação saudável, para que a gente consiga tirar o máximo da produção de uma vaca no futuro. O resultado do Pró-Bezerras nos surpreendeu, pois alcançamos o objetivo num curto espaço de tempo. Pretendemos continuar a desenvolver o programa e deixamos o convite aos produtores que queiram participar”, diz.

A Secretaria de Agricultura disponibiliza dois técnicos agrícolas e um médico veterinário para fazer o acompanhamento do programa. Além disso, são investidos, anualmente, mais de R$ 200 mil, para aquisição de sêmen bovino, repassado com subsídio ao agricultor, e nitrogênio, para o programa de inseminação. “Esse resultado, que une os dois programas, traz um bom retorno para os nossos produtores”, conclui Jacinto.