16 equipamentos agrícolas são entregues a produtores saudadenses

A Secretaria da Agricultura de Saudades efetuou, nesta semana, a entrega de 16 equipamentos a 11 comunidades do município, beneficiando diversos produtores rurais. Os implementos foram comprados com recursos destinados pelo ex-senador Casildo Maldaner.

Participaram das entregas, o prefeito Daniel Kothe, a Presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, o Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, o Secretário de Administração Rogério Sehnem, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, o Assessor de Planejamento Alexandre Schuh, o técnico em agropecuária Jones Mohr, vereadores Nestor Hickmann, Alécio Jahnke, Osmundo Schuh, Vilmo Höhn, Everson Jandrei Weber e Clério Antônio dos Santos, este último que intermediou junto ao ex-senador a emenda.

Os implementos foram assim distribuídos: Linha Solteiro – 01 ensiladeira; Linha Taipas – 01 roçadeira; Linha Araçazinho – 01 centrífuga e 01 distribuidor de adubo líquido; Linha Fátima – 01 carretão, 01 roçadeira e 01 ensiladeira; Linha Tigres – 01 carretão basculante; Linha Santo Antão – 01 carretão basculante; Linha Santa Catarina – 01 distribuidor de calcário; Linha Guabiroba – 01 enleirador de pedras; Distrito de Juvêncio – 01 carretão basculante; Linha Jaboticaba – 01 distribuidor de adubo líquido; Linha Jacutinga Alta – 01 enleirador de pedra e 01 ensiladeira; e 01 botijão de inseminação (que ficou na Secretaria de Agricultura).

De acordo com o Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz, em menos de três anos, já são mais de 40 máquinas e equipamentos entregues aos agricultores do município. “Cada equipamento entregue com certeza vai aliviar e facilitar o trabalho na propriedade e com certeza é um dinheiro a menos que o produtor precisa tirar do bolso. Nunca poupamos esforços para conseguir recursos para aquisição destes equipamentos”, destaca.

Jacinto explica que o critério para destinação se dá conforme a solicitação das comunidades. O equipamento destinado faz parte do patrimônio público municipal, cabendo aos agricultores estabelecer as regras de uso. “Lembrando que como é um dinheiro público, não podemos contemplar apenas um morador ou algumas famílias numa comunidade em detrimento dos demais. O bem tem que ser público, tem que ser da comunidade”, completa o Secretário.

Para o prefeito Daniel Kothe, estes equipamentos serão importantes para todas as comunidades, pois uma grande quantidade de famílias serão contempladas. “Com isso, as famílias poderão fazer seus serviços, melhorando as propriedades e suas condições de trabalho. Já tivemos outras emendas dos Deputados João Rodrigues, Esperidião Amin e Marco Tebaldi, que também se destinaram para esta finalidade, somando assim, vários equipamentos destinados aos agricultores do município”, concluiu.