Casa Familiar Rural forma 5ª turma do Curso Técnico em Zootecnia

Na noite de sexta-feira (18), foi realizada na sede do Flamengo, na Linha Bonito, a formatura da 5ª turma do Curso Técnico em Zootecnia da Casa Familiar Rural de Saudades. Na oportunidade, 14 alunos receberam seus certificados.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, a presidente da Câmara de Vereadores, Marilise Warmling, o presidente da Associação da Casa Familiar Rural de Saudades, Pedrolino Wickert, o presidente da Arcafar-SC, Júlio Rüdger, o Secretário de Agricultura do município, Jacinto Kreutz, o Diretor da Casa Familiar Rural, Alison Ivonei Hoss, a Gerente de Educação da SDR de Maravilha, Zenaide Kunrath, o assessor pedagógico da EEB Rodrigues Alves, Alfeu Feldmann, representantes das cooperativas parceiras, pais, familiares e amigos de alunos.

De acordo com o Diretor da CFR, Alison Hoss, esta formação é um marco inicial para a sucessão na propriedade e também para quem quer seguir estudando na área. “Com certeza, oferecemos um curso de qualificação profissional, então, serve para quem quer permanecer na propriedade, mas também é um curso preparatório para uma futura graduação”, disse.

O presidente da Associação da CFR de Saudades, Pedrolino Wickert, acredita que é importante que os filhos de agricultores tenham esta experiência de estudos na instituição. “Estamos muito contentes, pois muitos alunos de outros municípios estão procurando a Casa Familiar Rural, o que faz com que a instituição se fortaleça cada vez mais. Temos uma grande parceria com cooperativas, associações e prefeituras e isso vem somando na formação dos alunos, que terão mais conhecimento para aplicar em suas propriedades”, frisou.

A Casa Familiar Rural de Saudades tem hoje 41 alunos, distribuídos em três turmas, sendo que os alunos são oriundos de oito municípios: Saudades, Pinhalzinho, Cunha Porã, Cunhataí, Nova Erechim, Palmitos, São Carlos e Nova Itaberaba. O Estado de Santa Catarina mantém 07 professores; 03 funcionários são mantidos pelo município de Saudades, tendo um custo de manutenção de pessoal e estrutura de R$ 100 mil por ano, além da cedência de dois veículos, custeados pela municipalidade.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, a formatura de mais uma turma pela instituição mostra o empenho e a dedicação de toda a equipe, da associação e dos alunos. “A nossa Casa Familiar Rural é uma escola técnica muito respeitada hoje na região. Quero parabenizar a todos os professores e demais colaboradores, os membros da associação e o Diretor Alison, quem vem fazendo um bom trabalho, pois é deste jeito que vamos fortalecer a formação técnica-profissional para os agricultores e agricultoras e também qualificando pessoas para terem condições de trabalhar no ramo da agricultura e pecuária”, concluiu o chefe do executivo.