Mais focos do Aedes aegypti são encontrados no município

A Secretaria de Saúde de Saudades, por meio do Setor de Vigilância Sanitária, continua com um trabalho intenso de combate ao mosquito transmissor da Dengue – o Aedes aegypti. Mesmo assim, novos focos foram encontrados nas últimas semanas no município.

Na quarta-feira (06), a responsável pelo Setor de Vigilância Sanitária, Varnise Kipper, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das micro áreas que compreendem o perímetro urbano, estiveram fazendo a coleta de larvas nas armadilhas espalhadas pela cidade e também verificando in loco e eliminando locais com água parada.

De acordo com Varnise, nas últimas três semanas foi registrado um aumento no número de focos do mosquito. “Começamos com apenas um foco do Aedes aegypti. Na semana retrasada, tivemos 04 novos casos e, nesta semana, mais 04 focos novos”, frisou. A maioria se localiza no centro, mas o Aedes aegypti está se proliferando para os bairros Morada do Sol, Belvedere e Beira Rio.

Com este trabalho a campo, as equipes estão passando de residência em residência, verificando locais que acumulam água (como cisternas) e também orientando as famílias. “Pedimos que as pessoas olhem suas cisternas, porque são locais onde pode haver grande disseminação do mosquito. A cisterna tem que estar bem vedada, com telas, a tampa deve estar bem encaixada, não pode haver nenhum furo que o mosquito possa estar entrando”, completou a responsável pela Vigilância Sanitária.

A orientação é que, quando as pessoas encontrarem larvas do mosquito, eliminem a água imediatamente. A preocupação com as cisternas ocorre pelo fato de que os últimos locais onde o Aedes aegypti foi encontrado eram justamente em cisternas. Mas é importante que as pessoas verifiquem também outros pontos, como calhas, vasos de plantas, entre outros locais que acumulem água.

“Pedimos que todos nos ajudem. Estamos com inúmeros doentes, várias pessoas com sintomas da Dengue aqui em Saudades. Até semana passada tínhamos 35 casos confirmados, dentre os quais, 07 eram autóctones, que são aqueles que foram contraídos aqui no município, o que quer dizer que o mosquito está infectado com a doença”, aduziu Varnise.

Outra medida que as pessoas devem tomar para evitar a Dengue é o uso de repelentes; também, quando forem para locais infestados pelo mosquito, tomar cuidado com seu veículo, para não estar trazendo o Aedes aegypti para Saudades. “É um trabalho moroso, cansativo, mas estamos preocupados, pois mesmo com a mudança de temperatura, que ficou mais amena nos últimos dias, os casos de Dengue continuam aumentando. Então, a preocupação é real, pois o mosquito doente está aqui e precisamos da colaboração de todos para que façam a sua parte”, concluiu Varnise.