Samae realiza palestra sobre o Dia Mundial da Água

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizou, na noite de sexta-feira (21), uma importante palestra sobre o Dia Mundial da Água. O evento aconteceu na sede dos idosos do centro, contando com a presença de alunos da EEB Rodrigues Alves e da comunidade em geral.

Para falar sobre o tema “Água e Energia”, esteve presente o Coordenador de Normatização da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), Ciro Loureiro Rocha. Ainda, fizeram-se presentes o Diretor do Samae, João Brancher, e o prefeito municipal Daniel Kothe.

O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março, sendo que para esse ano, a Organização das Nações Unidas (ONU), escolheu o tema “Água & Energia”, em virtude das mesmas estarem interdependentes, uma vez que a geração de energia precisa da água.

O representante da Aris, Ciro Loureiro Rocha, abordou em sua fala a evolução das questões ambientais no planeta, as consequência dos problemas causados pelo desenvolvimento desenfreado, a legislação ambiental e a preocupação atual sobre ações para reverter os danos do passado. “Abordamos nesta palestra também a questão dos recursos hídricos, as legislações vigentes e os aspectos sobre a nova visão do planejamento do uso integrado dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas, os arranjos institucionais que foram criados e as instituições responsáveis pela gestão da água no país e Estado”, frisou o palestrante.

Na oportunidade, Rocha falou também das bases para conservação e preservação dos recursos naturais e das alternativas sobre produção de energia e novas tecnologias em desenvolvimento. “Também abordei a questão dos cuidados com a saúde pública relacionados com a falta de saneamento básico”, argumentou.

Para o Diretor do Samae, João Brancher, a palestra foi uma iniciativa que deu muito certo. “O palestrante abordou diversos temas ligados à água, destacando a importância de preservá-la. Ele explicou detalhadamente como ocorrem os processos de mudanças nos mananciais hídricos”, destaca.

Já o prefeito Daniel Kothe falou sobre a importância em se ter um sistema de abastecimento organizado e com uma equipe empenhada em resolver o s eventuais problemas do dia a dia. “Precisamos que a comunidade também se empenhe para fazer esses programas funcionarem”, conclui o prefeito.