Palestra alusiva ao Novembro Azul busca conscientização do público masculino

Foi realizada na sexta-feira (04) à noite, no Clube XV de Novembro, em Saudades, a palestra alusiva ao Novembro Azul. O evento foi promovido pelo Rotary Clube, em parceria com os demais Clubes de Serviço do município e com o apoio da Secretaria da Saúde.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, o presidente do Rotary Clube Odair Steinbach, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, vereador Osmundo Schuh, representantes dos Clubes de Serviço, além do Médico Urologista César Bombardelli, que proferiu a palestra. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento.

De acordo com o Secretário da Saúde José Ricardo, sempre é importante trabalhar a conscientização, buscando a prevenção e os cuidados em primeiro lugar. “Nós homens temos um pouco mais de dificuldade e não nos cuidamos tanto. As mulheres buscam sempre se prevenir e nós homens ainda temos um pouco de preconceito e acabamos não tirando um tempo para nos cuidar”, pontuou.

Zé Ricardo agradeceu ainda a parceria do Rotary Clube e demais entidades organizadas. “Nós precisamos continuar fazendo esses eventos em conjunto. Deu para sentir o bom resultado que isso nos deu. Conseguir reunir um número expressivo de pessoas e a palestra foi muito importante, conseguindo passar o recado para todos que estiveram lá”, completou o Secretário.

Conforme destacou o prefeito Daniel Kothe, as informações repassadas na noite foram importantes, uma vez que o palestrante trouxe dados sobre o câncer de próstata, destacando a incidência em homens, formas de prevenção e cura da doença. “Foi uma palestra muito importante, pois o doutor César tem uma metodologia de explicar as coisas que as pessoas conseguem entender”, destacou.

Para o prefeito, é por meio da conscientização que as pessoas começam a se cuidar. “Nós sabemos que a saúde do homem não é somente a questão dos cuidados com o câncer de próstata. Têm tantas outras coisas que precisamos refletir, especialmente alguns exageros em relação à bebida, ao cigarro e ao consumo de drogas, em relação também ao trânsito que mata muitas pessoas. Então, isso faz parte, nesse mês de novembro, dessa reflexão sobre a importância da saúde do homem e essa palestra foi mais um momento de motivação. Sempre é melhor prevenir do que remediar”, concluiu Daniel.