Zé Ricardo fala sobre trabalhos na Secretaria da Saúde de Saudades

Nesta semana, o Secretário de Saúde do município de Saudades, José Ricardo Ternus, falou sobre as primeiras ações frente à pasta e também sobre as expectativas de trabalho para este ano.

Zé Ricardo, que permanece à frente da Secretaria da Saúde, destaca que seu nome foi novamente indicado para a pasta pela sua experiência na área pública. “Com satisfação, recebi o convite da administração municipal para continuar na Secretaria, até porque nós temos trabalhado na pasta da saúde de um jeito diferente nos últimos quatro anos, olhando com muito carinho esse setor, obtendo diversos avanços”, afirma Zé Ricardo.

Também, Zé Ricardo teve seu nome ratificado pelo Partido Progressista e, nas suas palavras, “aproveitando a experiência, a vontade e a equipe”, o Secretário novamente aceitou o desafio.

Vida pública em prol da sociedade saudadense

José Ricardo Ternus iniciou seu trabalho no setor público no ano de 1984, como Diretor da Educação, Saúde e Promoção Social (na época não havia secretarias). Em 1986, Zé Ricardo concorreu como vereador, sendo o candidato mais votado daquele pleito.

Mais tarde, Zé Ricardo foi Secretário de Saúde, Diretor de Cultura, Chefe de Gabinete, retornando para a Secretaria da Saúde. “Já tenho mais de trinta anos de serviço público e, grande parte desse período, atuei na pasta da Saúde. Aqui, todos os dias, se vive uma situação diferente, sempre há um novo desafio. Por isso precisamos nos dedicar e procurar cada vez mais atender bem as pessoas”, completa o Secretário.

Primeiras ações

Ao iniciar um novo ano e, principalmente, um novo governo, as ações iniciais giram em torno dos trâmites burocráticos, como licitações para compra de produtos, medicamentos, contratação de pessoal etc.

Além desse trabalho inicial, essencial ao bom andamento das atividades durante o ano, a Secretaria da Saúde de Saudades já comemora várias conquistas nesse início de 2017. Reeleito para o executivo municipal, o prefeito Daniel Kothe já mostra que a Saúde continuará sendo uma área estratégica e prioritária.

Por isso, o Programa Mais Médicos, criado pela presidente eleita Dilma Rousseff vem beneficiando os munícipes saudadenses desde 2013; e, neste início de ano, mais um profissional médico veio atuar no município, por intermédio desse programa.

Na semana passada, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, acompanhando de diversas autoridades municipais e colaboradores da área da saúde esteve recepcionando o doutor José Cléo (que substitui o doutor Felipe Sella), sendo este o 4º médio destinado a Saudades pelo Mais Médicos.

Zé Ricardo explica que hoje, quatro profissionais do Mais Médicos atuam no município. “O país vive um momento diferente na área da saúde básica, e isso tem ajudado municípios pequenos, como o nosso. Acreditamos no programa desde o primeiro dia, e hoje isso representa uma economia de mais de R$ 1 milhão por ano, pois quem paga esses profissionais é o Governo Federal”, frisa o Secretário.

Além disso, a Secretaria da Saúde já fez a compra dos medicamentos que são de responsabilidade do município, para serem distribuídos à população neste ano.

Perspectivas

Conforme o Secretário Zé Ricardo, para este ano, a regra será a contenção de gastos. “Os municípios vêm vivendo um período de contenção de gastos, fazendo um esforço para vencer esse momento delicado da economia brasileira. Mas temos certeza que isso será superado e, em breve, a situação volte à normalidade”, afirma.

Por isso, a administração como um todo está trabalhando com uma equipe mais reduzida, procurando fazer mais com menos. “Enquanto a administração achar que estamos fazendo um bom trabalho, vamos permanecer à frente da Secretaria, coordenando as ações”, completa Zé Ricardo.

Considerações finais

Por fim, Zé Ricardo fez um agradecimento especial às pessoas que acreditaram em seu trabalho e lhe deram as oportunidades durante sua caminhada. Também, o Secretário agradeceu a sua equipe, que sempre colabora nos trabalhos do dia a dia, bem como a população que compreende as limitações da Secretaria.

“De fato, temos de reconhecer que existem pessoas que fazem e fazem muito, mesmo que às vezes alguns não reconheçam isso. Essas pessoas que colaboram diariamente fizeram o governo acontecer, desde 2013, quando iniciaram as mudanças na área da saúde, com programas e ações diferentes. Muitos profissionais se envolveram de corpo, alma e coração e, sem citar nomes, quero deixar um agradecimento especial a todos que nos ajudam a nos ajudaram durante essa caminhada e convidá-los a aceitar os novos desafios”, conclui Zé Ricardo.