Conselho Municipal de Saúde realiza reunião

Na tarde da última segunda-feira (27), tendo como local a sala de reuniões da prefeitura de Saudades, foi realizado o encontro do Conselho Municipal de Saúde. Além dos conselheiros, esteve presente o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, o Auditor do Controle Interno Elói Hoss e o Contador do município Jaime Koch.

De acordo com o Secretário Zé Ricardo, o principal tema em pauta no encontro foi a aprovação das contas de 2016. “Os números são a realidade do que vivemos no dia a dia. Sempre temos muita dificuldade com relação à situação financeira, pois a nossa demanda sempre é infinitamente maior do que a nossa capacidade de valores, principalmente na contratação de pessoas e serviços que a comunidade espera”, destaca.

Conforme os dados apresentados, o ano de 2016 teve um montante de 18,2% da receita do município aplicada na saúde. A Constituição Federal preleciona que o mínimo a ser gasto deve perfazer 15% do orçamento. Em 2015, o gasto na saúde foi de 23% da receita.

“O que fizemos, no último ano, em função da situação econômica que vive o país e os municípios, foram diversos ajustes. Tivemos que ‘cortar na carne’ com muitas coisas, mas fechamos o ano a contento”, resume o Secretário Zé Ricardo.

Zé Ricardo destaca ainda que a Secretaria está se esforçando para trabalhar dentro do que preleciona o Sistema Único de Saúde. “Vamos procurar atender sempre quem precisa com mais urgência dos atendimentos”, explica. Ainda de acordo com ele, os municípios estão organizando as listas de espera, o que demanda a inscrição da pessoa nos cadastros do SUS. “Isso é lei e vamos respeitar sempre, para que de fato isso aconteça”, conclui o Secretário.