Conselho de Defesa Civil debate sobre o Plano Municipal de Contingência

Na tarde da última quarta-feira (31), o Conselho Municipal de Defesa Civil de Saudades esteve realizando uma importante reunião, tendo como local a Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes o prefeito Daniel Kothe, vereadores, secretários municipais, membros do conselho e comunidade em geral. Explanando sobre o Plano Municipal de Contingência, esteve o coordenador regional de Defesa Civil de Maravilha, Rogério Golin.

Além disso, foram discutidos a reestruturação do Conselho de Defesa Civil, dentre outros assuntos. “O coordenador regional da Defesa Civil, Rogério Golin, falou um pouco mais sobre a importância e necessidade de termos um plano bem organizado”, aduziu o prefeito Daniel.

O Plano Municipal de Contingência é um documento que reúne informações sobre a população, além de serem mapeados os serviços de urgência, emergência e demais serviços essenciais, identificando toda a população que reside em áreas de risco, com dados sobre a mesma, como contato telefônico, com o fim de montar uma rede de informações, como monitoramento dos níveis dos rios, volume e previsões de chuva, dentre outros.

Conforme Kothe, essa é uma tarefa não só do poder público, mas de toda a comunidade. “Por isso, reunimos o conselho, pois as ações de Defesa Civil são coordenadas pelo poder público, mas quem age na Defesa Civil é a população, as entidades organizadas, como os Clubes de Serviço e demais estruturas dentro da nossa sociedade”, completou Kothe.

Com o Plano devidamente montado, serão enviados informes como sinais de alerta, locais seguros e abrigos, pessoas responsáveis por cada uma das situações, tudo isso inserido num cadastro organizado e que, em situações de emergência e calamidade pública, possibilitem que a reação seja rápida, a fim de evitar mortes e perda e perda de patrimônio e, por fim, restabelecer a normalidade nos serviços e na vida das pessoas atingidas.

Nos meses de junho e julho, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde e membros da Defesa Civil, serão levantadas as informações junto à comunidade, em especial, com as pessoas que moram em áreas de inundação, onde serão preenchidos questionários com informações diversas.

O prefeito Daniel se disse satisfeito com a reunião, que teve uma boa participação da comunidade, sendo um momento para esclarecer dúvidas sobre o Plano. “Pretendemos, até o final deste ano, estarmos organizados e em condições suficientes para iniciarmos processos de treinamento com a população, das ações de Defesa Civil, que devem ser tomadas nas diferentes situações de anormalidades”, finalizou o chefe do executivo.