Secretaria da Educação proporciona curso de formação aos professores

A Secretaria da Educação de Saudades realizou, na segunda-feira (24), um curso de capacitação aos professores e agentes educativos da rede municipal de ensino. O convite foi estendido também aos professores da rede estadual.

Além dos professores e agentes educativos, estiveram presentes o prefeito Daniel Kothe, o Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss e a Diretora de Educação Eliamar Corradi. O curso foi ministrado pela professora Dra. Solange Todero Von Onçay, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Conforme destacou a professora Solange, foram abordados os pressupostos do planejamento, a partir do estudo de alguns autores, como Paulo Freire e Pistrak. “Isso na perspectiva de aproximar uma dimensão humana para a formação desses jovens, crianças e adolescentes. Compreendemos a escola como espaço que, junto com o aprendizado, também é um espaço de construção de relações humanas e um local de construção dessas gerações que estão em nossa volta”, aduziu.

A UFFS proporcionou esse curso de formação continuada a professores de 53 municípios nos entornos dos campi da instituição, nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Para o Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss, este momento permitiu unir a teoria e a prática dos profissionais no dia a dia, para que eles possam aplicar os conteúdos e atividades que são utilizadas em sala de aula com os alunos. “Devido a essa formação, a rede municipal de ensino de Saudades paralisou suas atividades na segunda-feira, justamente para que acontecesse essa formação. Na terça, as creches já voltaram com o atendimento normal”, explicou.

O prefeito Daniel Kothe explicou que estes encontros de formação estão previstos no estatuto do magistério do município. “Temos essa responsabilidade de ofertar uma determinada quantidade de horas de capacitação para os nossos professores e estamos aproveitando esse período de recesso escolar para fazer esse trabalho”, frisou. Na semana passada, aconteceram atividades de planejamento, realizadas pelos profissionais da rede de ensino municipal.

Kothe ainda destacou que o curso foi possível graças a uma parceria com a UFFS. “É um momento também para fazer um debate mais aprofundado sobre a parte da interdisciplinaridade, que é algo muito importante e cada vez mais se mostra necessário que as disciplinas das diferentes áreas do conhecimento dialoguem entre si, para que o conhecimento não seja compartimentado, mas que ele se inter-relacione, pois isso é muito importante para a formação do cidadão e, especialmente, para que os nossos alunos, no decorrer da sua vida e da sua carreira profissional, tenham essa condição, e é muito importante também que os professores possam ter diferentes habilidades para lidar com seus alunos”, concluiu Kothe.