Município firma termo de colaboração com Associação do Voleibol Saudadense

Na manhã da quinta-feira (27), foi realizado no gabinete da prefeitura municipal de Saudades, a assinatura do termo de colaboração, para o ano de 2017, com a Associação do Voleibol Saudadense.

Estiveram presentes o prefeito em exercício Osmar Prestes (Sadan), Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss, Secretário de Assistência Social Alexandre Schuh, presidente da Associação Nair Sehn, Diretora da Educação Eliamar Corradi, assistentes sociais Giley Veiga e Sueli Kunz, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Gerson Fröhlich e demais representantes e professores do voleibol.

Os valores serão destinados por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que é um recurso oriundo de doações de empresas, por meio do Imposto de Renda. Todas as associações que apresentarem projetos podem acessar este recurso. Do valor total, 35% fica para a Assistência Social, para desenvolver os projetos, e os 65%  restantes são destinados às associações que apresentam projetos, como foi o caso da Associação do Voleibol Saudadense.

De acordo com a presidente da Associação, Nair Sehn, esta parceria é muito importante. “O projeto foi apresentado para o conselho no final do ano passado e, neste ano, conseguimos organizar toda a parte legal para que tudo seja bem transparente e para que não tenhamos nenhum problema na prestação de contas. Estamos muito contentes, pois nossos profissionais fazem um trabalho fantástico, não só na questão do esporte, mas, principalmente, a questão social que é desenvolvida com as crianças”, destacou.

Atualmente, mais de 100 meninas participam do projeto da Associação do Voleibol Saudadense. “Têm crianças desde os oito anos até os dezesseis anos, que é a faixa etária que a gente trabalha e que faz parte dessa questão social, de atuarmos com crianças e adolescentes. Esse é o nosso principal público”, completou Nair.

O prefeito em exercício, Osmar Prestes (Sadan), falou da importância do esporte e da cultura no município, destacando que é preciso oferecer suporte para que haja condições de as associações desempenharem suas funções. “É um momento especial, pois, com essa assinatura do termo de colaboração, onde, por meio do FIA, conseguimos que várias empresas pudessem doar do seu Imposto de Renda para que o voleibol tivesse um incremento de recursos, teremos condições de oferecer mais qualidade, também para que as equipes venham a disputar mais torneios”, comentou.

Ainda de acordo com Sadan, o poder público tem cada vez menos condições de repassar recursos às associações, bem como os impeditivos legais cada vez mais dificultam esses auxílios diretos. “O poder público suporta dia a dia mais responsabilidades sobre vários aspectos inerentes a outros entes federados, que acabam não fazendo a sua parte e o município tem que responder por isso, além dos recursos estarem mais escassos. Nessas condições, neste momento, temos um marco inicial, fazendo com que as entidades venham a se tornar independentes, pois isso garantirá a elas a sobrevivência no futuro. Apoiamos esse tipo de projeto, para que eles tenham vida longa em nosso município”, concluiu o prefeito em exercício.