Secretário Zé Ricardo fala sobre ações da Saúde nos 4 anos do Programa Primeiros Passos

Um Programa que engloba três secretarias: este é o Primeiros Passos. Lançado em 05 de outubro de 2013, completa 4 anos de atuação em 2017. Assistência Social, Saúde e Educação, integradas, oferecem às gestantes e às crianças até 10 anos de idade, um acompanhamento diferenciado, visando potencializar a formação humana e das futuras gerações.

Nesta semana, alusiva ao aniversário do Programa, o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, fala sobre as ações da pasta dentro do Primeiros Passos. “Eu não tenho dúvida que este é um Programa inovador, inédito e que tem dado resultados excelentes. A Secretaria da Saúde se envolveu de uma forma específica, dentro do tratamento às pessoas, conforme elas merecem ter”, aduziu.

De acordo com o gestor, o acompanhamento acontece desde a gestação. “Durante esses quatro anos, realizamos encontros com as gestantes, para dizer que as crianças que estão por vir terão o amor dos pais e o acompanhamento por parte das secretarias que fazem parte do Programa”, resumiu Zé Ricardo. O objetivo principal é fazer com que as crianças tenham melhores condições para serem adultos mais conscientes e com oportunidades, a fim de construir uma sociedade cada vez melhor.

A Secretaria da Saúde oferece exames como ultrassom às gestantes, horário diferenciado de atendimento na Unidade Básica de Saúde, além de todo o acompanhamento ginecológico. Além disso, é disponibilizada uma dentista que faz o acompanhamento nas creches e CEIS, bem como a pediatra, que também realiza este trabalho diretamente com as crianças que estão matriculadas na rede municipal de ensino.

Comemoração aos 4 anos do PPP

Neste sábado, dia 30, a partir das 13:30 horas, na Praça Central de Saudades, acontece o evento em comemoração aos 4 anos do Programa Primeiros Passos. Haverá, na oportunidade, a inauguração do novo parque infantil e também serão disponibilizados brinquedos infláveis às crianças.

“Vai ser uma oportunidade, de fato, para que as famílias se sintam o centro das atenções e queremos convidar a todos para que levem as crianças na praça. Estaremos ajudando acolher as pessoas e, por isso, fazemos um convite especial para que as famílias levem seus filhos, nesta que vai ser uma tarde diferenciada e um momento para nos encontrar”, concluiu Zé Ricardo.