Jovens saudadenses recebem CDI

Aconteceu na tarde de quarta-feira (04), na sala de reuniões da prefeitura municipal de Saudades, a solenidade de Juramento à Bandeira e entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos jovens que se alistaram no Serviço Militar.

Na oportunidade, 41 jovens receberam seu CDI, sendo aqueles dispensados na seleção geral realizada no dia 11 de setembro, pelo Exército Brasileiro, em Saudades.

Já os 27 jovens que permaneceram no processo seletivo devem acompanhar sua situação no site: www.alistamento.eb.mil.br na seção “Acompanhe aqui”, para saberem sua situação. Pelo site, o jovem saberá se foi incluído no excesso de contingente e, consequentemente, deverá procurar a secretária da Junta de Serviço Militar do município para requerer seu CDI, ou então aparecerá a mensagem que o designará o para participar da seleção complementar, no 14º RC MEC, em São Miguel do Oeste.

De acordo com o Tenente Andrade, Delegado do Serviço Militar, o CDI confere ao indivíduo do sexo masculino a cidadania plena. “Ou seja, ele terá todos os documentos necessários para a assunção de qualquer função pública ou até mesmo privada, a partir de funções que exigem esse documento”, destaca, citando ainda como exemplos, a emissão de passaporte, ingresso no ensino superior, dentre outros.

Porém, a dispensa não significa que o cidadão fica exonerado de servir a pátria, em caso de conflito. “Todo cidadão brasileiro, do sexo masculino, dos 18 aos 45 anos presta seu compromisso à Bandeira Nacional, jurando defender a pátria inclusive com o sacrifício da própria vida, se assim necessário for e numa eventual necessidade da nossa nação, caso haja uma convocação”, completa o Tenente Andrade.

O prefeito Daniel Kothe, que também esteve presente na cerimônia, disse da importância do momento, uma vez que o Alistamento Militar é um processo obrigatório para os jovens. “Graças a Deus, o Brasil é um país que não se envolve em conflitos militares, não temos guerra civil, então é muito difícil que alguém seja convocado. Mas, se eventualmente for, precisa cumprir com sua obrigação militar para com o país”, frisa.

Kothe lembrou ainda que as prefeituras trabalham em parceria com o Exército Brasileiro. O município de Saudades cede um funcionário, que auxilia no trabalho de alistamento dos jovens para o Serviço Militar Obrigatório.