Casa da Amizade promove abertura do Novembro Azul

A Casa da Amizade de Saudades, em parceria com empresas, clubes de serviço e Administração Municipal, por intermédio da Secretaria da Saúde, realizou na sexta-feira (03), a abertura oficial do Novembro Azul.

Neste mês, a atenção está voltada à saúde do homem. Assim como no Outubro Rosa, onde as mulheres foram o foco campanha, o objetivo com o Novembro Azul é criar a conscientização masculina, quebrando tabus e preconceitos, com a finalidade de que os mesmos estejam atentos à prevenção de doenças, principalmente, do câncer de próstata.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Daniel Kothe, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, a presidente da Casa da Amizade Ivone Ulsenheimer, além de membros do grupo e de outros clubes de serviço. A comunidade saudadense também prestigiou o encontro, que teve três mini-palestras, sendo uma ministrada pelo médico Luiz Cichosky, uma com a nutricionista Linéia Pezzini e também com os fisioterapeutas Tárcis Cassol e Andressa Sehnem.

A presidente da Casa da Amizade, Ivone Ulsenheimer, destacou que a campanha surgiu a partir de um pedido do público masculino. “A nossa intenção é acabar com o preconceito. Hoje, o câncer de próstata é que mais acomete os homens, sendo, no público em geral, o segundo maior em índice de incidência. Então, está mais do que na hora de os homens tomarem consciência e fazer sua prevenção, pois este é um câncer que pode ser tratado e tem grandes chances de cura se diagnosticado logo”, disse.

A comercialização de camisetas tem números significativos e, segundo Ivone, já ultrapassa a marca de 1300 peças vendidas. Até o final dessa semana serão ainda fabricadas mais camisetas, que estarão disponíveis para serem adquiridas.

Roseli Kroth Zeiser, da Casa da Amizade e que coordena o encaminhamento dos exames, ressalta que o Laboratório Solução fez uma bonificação de 150 exames de PSA, os quais já começaram a ser coletados no dia 01 de novembro no município. “Até o dia 10 ou 12, vamos fazer essas coletas. Em seguida, com os resultados em mãos, junto com os médicos da Unidade de Saúde, vamos fazer uma triagem para ver se precisamos ou não encaminhar alguns desses homens a uma consulta especializada”, ponderou.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, o grande desafio é conscientizar o público masculino para que busque a prevenção. “Muitos homens não buscam o exame porque têm preconceito, medo ou mesmo vergonha. Acredito que o Novembro Azul tem esse sentido, de chamar a atenção de todos os homens para que busquem informações sobre os diferentes temas e saibam que não adianta esperar, pois a parte mais importante é a da prevenção”, aduziu.

Ainda nas palavras do chefe do executivo, as palestras foram esclarecedoras para o público. “Quero parabenizar, especialmente, as Senhoras Rotarianas da Casa da Amizade pela excelente programação organizada. Assim, estabelecendo parcerias, iremos avançar cada vez mais”, concluiu Kothe.