Professor Cassol relembra primeira conquista de Saudades na Taça Carlos Culmey

O último sábado (04) foi marcado de fortes emoções para um grupo de atletas saudadenses. Em comemoração ao primeiro título obtido na Taça Carlos Culmey, feito este conquistado em 07 de novembro de 1987, os componentes da equipe de futebol de campo do Vale da Hospitalidade se reuniram para celebrar os 30 anos da primeira vitória de Saudades na competição internacional.

O evento foi organizado com o empenho de vários esportistas do município. Uma das figuras que sempre é destaque, quando se fala principalmente em futebol, o professor Tarcísio Cassol, relembra a data e o grande feito da equipe saudadense, com emoção e orgulho.

À época, Cassol e Ivan (Carvalho da Rosa), recém chegados no Vale da Hospitalidade, tomaram conhecimento da Taça Carlos Culmey e resolveram participar do certame. “Em 1987, o nosso município, participou, na cidade de Monte Carlo, na Argentina, do 4ª Encontro Esportivo Carlos Culmey. Foi a primeira participação do nosso município. Fomos com o futebol de campo, bolão e corrida rústica masculina e feminina, na época, pois não existiam muitas modalidades”, recorda Cassol.

O time de futebol era formado apenas por atletas do município. A escrete saudadense tornou-se campeã logo na primeira participação. “Como nesse ano completamos 30 anos da conquista, reunimos no sábado ex-atletas, dirigentes e equipe técnica, sendo um encontro muito emocionante e bonito”, completa o professor Tarcísio.

O futebol de campo saudadense conquistou o bi-campeonato da competição em Porto Rico e o tri-campeonato em Maravilha. No final deste mês, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, acontece o XXXII Encontro Desportivo de Integração Internacional Carlos Culmey, em Cunhataí.

Nas palavras de Cassol, além de ser a primeira participação fora do país do município, algo que marcou muito a história de todos os participantes, as dificuldades daqueles tempos tornaram a vitória ainda mais importante. Problemas desde o desembaraço aduaneiro, que era mais burocrático, até a alimentação na Argentina, eram empecilhos para os participantes.

“Hoje, a gente se reunir, olhar nos olhos de todos, saber que constituímos família e que todos têm algum emprego é gratificante. Então, no sábado, comemoramos muito, relembrando essas histórias que marcam a vida de todos. Levamos, na oportunidade, o troféu, que ainda se encontra na Secretaria da Educação exposto e foi um momento ímpar para todos”, concluiu Cassol.

Lista dos ex-atletas que compunham a escrete saudadense na IV Taça Carlos Culmey:

1. Beto

2. Nilo

3. Valterci

4. Chile

5. Valdir Hister

6. Fifi

7. Jair

8. Darci Rauber

9. Kinho

10. Roque Sehn

11. Roque Schuh