Saudadenses conhecem projeto de piscicultura

Na segunda-feira (31), o Secretário de Agricultura do Município de Saudades, junto com o técnico em agropecuária Jones Mohr esteve, visitando e conhecendo as estruturas da Cooperativa Industrial Consolata (Copacol), com sede em Cafelândia – PR. Estiveram também, participando da visita, prefeitos e secretários dos municípios que compõem a Amerios.

O intercâmbio teve início logo pela manhã. Os visitantes foram recepcionados com o Coffe breack, vídeo da empresa e apresentação do diretor presidente, Valter Pitol. Ainda pela manhã, a comitiva teve a oportunidade de acompanhar uma apresentação do projeto de piscicultura, da qual o supervisor Maurício Kosinski, falou sobre a área.

Já no período da tarde foi realizada uma visita à área externa do Abatedouro de Peixes e a uma propriedade, onde puderam conhecer na prática como funciona todo o processo.

Conforme o secretário Jacinto, essa viagem foi muito importante, pois foi possível conhecer como é feita a piscicultura integrada. “É um sistema muito simples, é uma cópia do que se faz hoje com a suinocultura e avicultura em nossa região”, argumenta.

O produtor rural entra com a infraestrutura – no caso, os açudes e equipamentos – sendo que a indústria fornece os alevinos, a ração e a assistência técnica. “No final do lote, a indústria garante a compra do produto e paga de acordo com a conversão alimentar, pela mortalidade e pelo ganho de peso. Esses seriam os índices técnicos, como qualquer outra atividades”, compara Jacinto.

Segundo o secretário, os produtores da região estão muito satisfeitos com a atividade. A indústria, por sua vez, aproveita todo o peixe, desde o filé – que é a carne mais nobre – até mesmo o couro e as vísceras. “Eles aproveitam tudo, não tem nenhuma perda. Abatem em média hoje 40 mil quilos de peixe por dia e a meta deles é chegar até 2017 em 100 toneladas por dia de abate, durante o ano todo, de segunda a sábado””, conclui Jacinto.